Álvaro Siza mostra “visões de Alhambra” em Granada

Exposição de projecto elaborado com o arquitecto espanhol Juan Domingo Santos já passou por Berlim e Basileia. Construção da Porta Nova deve avançar em 2016.

Fotogaleria
Álvaro Siza Adriano Miranda
Fotogaleria
Desenho para a Porta Nova do Alhambra Atelier Álvaro Siza
Fotogaleria
Desenho para a Porta Nova do Alhambra Atelier Álvaro Siza
Fotogaleria
Maqueta da Porta Nova do Alhambra Atelier Álvaro Siza
Fotogaleria
Imagem 3D da Porta Nova do Alhambra Atelier Álvaro Siza
Fotogaleria
Imagem 3D da Porta Nova do Alhambra Atelier Álvaro Siza
Fotogaleria
Imagem 3D da Porta Nova do Alhambra Atelier Álvaro Siza
Fotogaleria
Imagem 3D da Porta Nova do Alhambra Atelier Álvaro Siza

A obra só deverá começar a ser construída em 2016, mas os visitantes do Alhambra, em Granada, vão poder ver, e imaginar, o que vai ser o novo enquadramento do palácio neste início do séc. XXI – a chamada Porta Nova – através da exposição que esta segunda-feira foi inaugurada na cripta do palácio renascentista de Carlos V, no interior do imponente complexo de arquitectura árabe dos séculos XIII-XIV, classificado pela UNESCO como Património da Humanidade.

Visões do Alhambra é o título da exposição com que Álvaro Siza e o arquitecto de Granada Juan Domingo Santos, na sequência do concurso público internacional que venceram em 2010, revelam o projecto de modernização das estruturas de acesso aos palácios.

Um conjunto de desenhos e esboços, maquetas e também cinco filmes mostra aos visitantes aquilo que Siza chegou a considerar – lembra o catálogo que acompanha a exposição – “um projecto mítico” e um dos maiores desafios na sua carreira de arquitecto.

Siza e Juan Domingo desenharam um novo acesso ao palácio e uma estrutura de acolhimento e informação para os visitantes com um terraço panorâmico e um novo edifício com três pátios, um deles com um espelho de água.

Álvaro Siza – que, por razões de saúde, não pôde deslocar-se a Granada para a inauguração da exposição – repete agora ao PÚBLICO aquilo que disse aquando do anúncio do resultado do concurso. “Mesmo se todos os projectos têm a sua dificuldade, este teve uma dificuldade mas também um apelo especial, por se tratar de intervir numa jóia da arquitectura mundial”, nota o arquitecto, referindo também a preocupação de tratar de “aspectos de ordem mais funcional num sítio arquitectónico que, em época alta, chega a contar 8500 visitantes por dia”. Siza realça também o facto de o projecto que agora está a ser mostrado em Granada ser “rigorosamente aquele que foi elaborado para o concurso de 2010, naturalmente com outro grau de detalhe”.

Na apresentação que fez da exposição do projecto – segundo o relato do jornal El País –, a directora da entidade que gere o Alhambra e o Generalife (a villa com jardins vizinha do palácio), María del Mar Villafranca, explicou que ele resultou de um desafio feito a Siza pelo Fórum Internacional de Arquitectura e Desenho Urbano de Berlim (Aedes).

“Foi [Álvaro Siza] que quis limitar [a exposição] ao seu projecto para o átrio do conjunto nasrida” [edificado no tempo da última dinastia muçulmana na Península], disse a responsável, acrescentando: “Para nós, trata-se de uma estupenda oportunidade para difundir por todo o mundo a imagem do Alhambra do século XXI”.

Na mesma ocasião, o conselheiro de Educação, Cultura e Desportos do Governo da Andaluzia, Luciano Alonso, anunciou que a Porta Nova deverá começar a ser construída em 2016, com um prazo de execução de cinco anos, e um orçamento previsto de 45 milhões de euros. Prazos e verba que Siza diz estarem de acordo com as previsões iniciais, mesmo se acreditava que a obra pudesse avançar ainda até o final deste ano.

Antes de Granada, a exposição Visões do Alhambra, produzida pelo fórum Aeds e comissariada por Antonio Choupina, foi já apresentada em Berlim e em Basileia. Depois da Andaluzia, vai viajar para a Noruega e o Canadá, para ser exibida respectivamente no Museu Nacional de Arte, Arquitectura e Desenho, de Oslo, e no Museu Aga Khan, em Toronto.

Siza diz que gostava que a exposição fosse também mostrada em Portugal. Mas falta ainda reunir as condições necessárias para a sua concretização.

Sugerir correcção
Comentar