O universo mutante de David Adjaye chegou a Munique

Retrospectiva em museu de Munique mostra alguns dos trabalhos mais icónicos do arquitecto britânico que tem já 50 projectos espalhados pelo mundo.

David Adjaye fotografado em Lisboa, em 2009
Fotogaleria
David Adjaye fotografado em Lisboa, em 2009 Enric Vives-Rubio
Fotogaleria
National Museum of Slavery and Freedom, em Cape Coast, Gana DR
Fotogaleria
Museu de Arte Contemporânea de Denver, Estados Unidos da América DR
Fotogaleria
National Museum of African American History and Culture em Washington, EUA Cortesia: Adjaye Associates
Fotogaleria
Moscow School of Management de Skolkovo, Moscovo, Rússia Cortesia: Adjaye Associates

O portfólio é extenso, sobretudo se tivermos em conta que David Adjaye, o britânico de ascendência ganesa que em pouco tempo se transformou num popular nome da arquitectura, tem apenas 48 anos. Numa carreia de pouco mais de duas décadas – começou a trabalhar em 1993, com uma passagem muito breve pelos ateliers do inglês David Chipperfield e do português Eduardo Souto de Moura – assinou já 50 projectos, desde casas particulares a bairros de habitação social, passando por lojas de luxo e com especial incidência em grandes edifícios públicos como museus, bibliotecas e centros de arte.

Não é, por isso, de estranhar que a Haus der Kunst, em Munique, um dos mais importantes museus de arte da Alemanha, e o Art Institute de Chicago tenham chegado à conclusão de que valia a pena dedicar-lhe uma retrospectiva, que provavelmente estará “desactualizada” dentro de bem pouco tempo, apesar dos problemas que resultaram de um menor volume de encomendas, comum a tantos outros arquitectos, e que acabaram por afectar o seu atelier em 2009.

David Adjaye: Form, Heft, Material é a exposição que se pode ver na cidade alemã até ao final de Maio e a peça central de um programa que inclui várias conferências e seminários com críticos e teóricos de arquitectura, com artistas, colaboradores e com o próprio Adjaye.

Dizem os comissários da exposição no texto de apresentação disponível no site da Haus der Kunst – Okwui Enwezor por Munique e Zoë Ryan em representação do instituto de Chicago – que procuraram traçar um percurso abrangente pela carreira do britânico, das casas que desenhou para clientes como o designer Alexander McQueen, o actor Ewan McGregor e os artistas Tim Noble e Sue Webster, às suas colaborações com grandes nomes das artes plásticas, como Chris Ofili e Olafur Eliasson, passando, como não poderia deixar de ser, por duas das suas obras mais recentes: o National Museum of African American History and Culture em Washington, um dos planetas da galáxia Smithsonian, com inauguração prevista para este ano; e o National Museum of Slavery and Freedom, em Cape Coast, no Gana, cidade fundada pelos portugueses e depois ocupada por holandeses e ingleses que foi um importante entreposto do comércio de escravos.

Falando sobretudo dos edifícos públicos, como o Centro do Nobel da Paz em Oslo e o Museu de Arte Contemporânea de Denver, os comissários definem o trabalho de David Adjaye como “arquitectura socialmente eficaz”. E fazendo jus ao nome que deram à exposição, explicam como as suas estruturas, longe de serem puramente funcionais ou de apostarem, pelo contrário, numa “monumentalidade icónica”, procuram aproximar-se sempre dos seus utilizadores, sem os tratarem com “condescendência”. E como? “Adjaye usa com frequência materiais que mudam de cor consoante a sua exposição à luz, que assumem diferentes texturas de acordo com as condições climatéricas ou que provocam quem as vê a tocá-las”, estabelecendo um diálogo permanente com as audiências.

Adjaye, que é também professor convidado da Escola de Arquitectura da Universidade de Princeton, nos Estados Unidos, planeou para Lisboa o Africa.cont, um centro para a cultura africana contemporânea que não chegou a avançar.

Sugerir correcção
Comentar