Miró foi estrela em leilão da Christie’s

Óleo de 1950 foi comprado por 20,5 milhões de euros.

Painting (women, moon, birds) é agora a segunda obra mais cara de sempre de Miró
Fotogaleria
Painting (women, moon, birds) é agora a segunda obra mais cara de sempre de Miró Reuters
Fotogaleria
L'Oiseau au Plumage Déployé Vole Vers l'Arbre Argenté, de Miró AFP
Fotogaleria
As duas obras de Miró que se destacaram no leilão Reuters
Fotogaleria
Vue sur l'Estaque et le château d'If, de Paul Cézanne Reuters
Fotogaleria
Visão geral de algumas das obras expostas que foram à praça Reuters

A época de inverno dos leilões abriu e os resultados mostram que o mercado da arte continua a passar ao lado de qualquer crise. Depois de na terça-feira a Sotheby’s ter batido um recorde de vendas para um leilão de arte impressionista, moderna e surrealista, na quarta-feira foi a vez de a Christie’s responder com valores muito próximos. A estrela da noite foi um óleo de Joan Miró que acabou arrematado por 20,5 milhões de euros, um valor muito acima do esperado.

Podiam ter sido as 85 obras de Joan Miró, na posse do Estado desde a nacionalização do BPN, se não se arrastasse a sua venda na Christie’s de Londres há um ano. Foi em Fevereiro do ano passado que a venda destas obras foi cancelada, quando a colecção já se encontrava até em Londres. Desde então, espera-se que o imbróglio tenha uma resolução para que as obras possam ser vendidas. Se tudo tivesse corrido como deseja a direcção da Parvalorem e da Parups, empresas proprietárias das obras,as 85 peças podiam até ter integrado o leilão que aconteceu nesta quarta-feira à noite.

Questionado pelo PÚBLICO esta semana, Francisco Nogueira Leite, presidente da Parvalorem e da Parups, reiterou o interesse em realizar o leilão em Londres, lembrando que "pendem dois recursos do Ministério Público". "E sem haver 'paz jurídica' não vale a pena marcar um novo leilão."

Nesta quarta-feira, na Christie's, não houve peças do antigo BPN mas o pintor catalão brilhou na mesma. Foi Painting (women, moon, birds), um óleo de 1950 de Miró, a obra mais cara da noite, ao ser vendida por 20,5 milhões de euros, quando as estimativas da Christie’s apontavam para os 5,3 milhões e os 9,3 milhões de euros.

Com os elementos que o catalão tanto usou na década de 1950, como os pássaros, as árvores o sol e a lua, Painting (women, moon, birds) entra para a lista das obras mais caras de Joan Miró. O recorde de venda em leilão de uma obra de Miró pertence a Estrela Azul, vendido na Sotheby's em 2012 por 29,4 milhões de euros. Logo a seguir, de acordo com o Art Price, o site que monitoriza o mercado da arte e se encarrega de divulgar rankings de artistas e as tendências dos investidores e coleccionadores, estava Poema Pintado, de 1925, vendido também em 2012 por 20,2 milhões de euros. O que significa que com o resultado obtido nesta quarta-feira, Painting (women, moon, birds) é agora a segunda obra mais cara de Miró vendida em leilão.

Na mesma venda, a segunda obra mais valiosa da noite foi Vue sur l'Estaque et le château d'If, uma paisagem de Paul Cézanne pintada entre 1883-1885. Esta era na verdade a venda mais antecipada. Foi o lote que a Christie’s destacou e acabou vendida por 17,9 milhões de euros, a expectativa mais alta da leiloeira atirava para os 16 milhões de euros.  

E logo atrás, outro Miró. A Christie’s levou à praça L'Oiseau au Plumage Déployé Vole Vers l'Arbre Argenté, um óleo de 1953, que alcançou os 12,2 milhões de euros.

No final, o leilão de arte impressionista, moderna e surrealista rendeu à Christie’s 194 milhões de euros, com 36 obras a serem vendidas acima do milhão de libras (1,3 milhões de euros). No dia anterior, a Sotheby’s tinha batido o recorde ao somar 250 milhões de euros.

No final do ano passado, a Christie’s anunciou que 2014 foi o melhor ano de sempre para a leiloeira ao alcançar o total de 7,3 mil milhões de euros em leilões e vendas privadas em todo o mundo. 

Sugerir correcção
Ler 1 comentários