Portugueses Batida e Frankie Chavez nomeados para Álbum Europeu do Ano

Lista de finalistas inclui Aphex Twin, FKA Twigs, Alt-J, Caribou e Sleaford Mods.

Fotogaleria
Batida é o projecto afro-electro do luso-angolano Pedro Coquenão DR
Fotogaleria
O guitarrista Frankie Chavez cruza blues com o rock DR

Dois, de Batida, e Heart & Spine, de Frankie Chavez, estão entre os 23 finalistas do prémio Álbum Europeu de 2014 criado pela IMPALA, associação europeia de promoção da música independente sediada em Bruxelas.

Os álbuns dos dois artistas portugueses estão na corrida ao lado de nomes como Aphex Twin, FKA Twigs, Alt-J, Caribou e Sleaford Mods, entre outros. Requisito obrigatório: os álbuns nomeados foram todos lançados por editoras independentes europeias – as pequenas e médias empresas (PME) da indústria discográfica, por assim dizer – no ano passado.

Batida é o projecto afro-electro do luso-angolano Pedro Coquenão, que em 2014 lançou o segundo álbum, Dois, sucessor de Batida (2012). Os seus dois álbuns foram editados pela inglesa Soundway, editora de destaque na recuperação de música africana, asiática ou sul-americana das décadas de 1960 e 1970. Batida foi o primeiro artista actual a ser lançado pela Soundway.

Frankie Chavez é o alter-ego artístico do guitarrista Joaquim Francisco Chaves, e Heart & Spine é o seu terceiro álbum de blues rock. Coincidentemente, tanto Batida como Frankie Chavez são one-man bands que deram os primeiros passos em 2009.

O vencedor será anunciado em meados de Fevereiro. Esta é a quinta edição do prémio, que em anos anteriores distinguiu Efterklang, Adele, The xx e os espanhóis Guadalupe Plata.

Sugerir correcção
Comentar