Fruta portuguesa chega aos supermercados Lidl na Alemanha

Associação Portugal Fresh negociou com a cadeia de retalho alemã e já vendeu mais de três mil toneladas de fruta. O objectivo é aumentar as exportações para aquele país, numa altura em que o embargo russo aumentou a oferta de fruta na Europa.

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Portugal Fresh quer vender 2000 toneladas de pêra rocha nas lojas alemãs da Lidl JOHN MACDOUGALL/AFP

Primeiro foi melancia, depois pêra rocha e framboesas. A Portugal Fresh, associação que reúne os principais produtores nacionais de frutas, legumes e flores, negociou com a Lidl a venda produtos portugueses nas lojas da cadeia de supermercados na Alemanha e, até agora, já colocou nas prateleiras 3250 toneladas de fruta.

Manuel Évora, presidente da Portugal Fresh, diz que esta é uma forma de abrir as portas de um mercado difícil, que recebe apenas 3% das frutas e legumes portugueses exportados anualmente. Tem ainda mais importância numa altura em que o embargo da Rússia fez aumentar a quantidade de fruta disponível no mercado europeu, aumentando a concorrência entre países e baixando os preços.

“A Portugal Fresh é uma associação empresarial que tem metas de crescimento e de exportações definidas e um das formas de tentarmos atingir essas metas é fazer acordos com grupos de supermercados com posições externas, como é o caso da Lidl”, disse. A exportação, sobretudo, de pêra rocha para supermercados na Alemanha ajuda a “colmatar” os efeitos do embargo russo, que afectou no geral 5000 toneladas de fruta nacional.

“Isto abre portas num ano extremamente difícil, porque a pressão na Europa é imensa. A Rússia comprava 300 mil toneladas e isso está a fazer baixar preços e a dificultar o desempenho da pêra rocha”, continua. Para já, foram enviados 12 milhões de pêra que parecem estar a agradar ao consumidor alemão pelas características de conservação (mais duradoura) e de sabor. A intenção é atingir rapidamente as duas mil toneladas de pêra nacional naquela que é a maior empresa de distribuição da europa e a sexta maior do mundo.

Portugal em destaque na maior feira do mundo
Na próxima semana, a fruta portuguesa vai estar em destaque em Berlim na maior feira empresarial do sector, a Fruit Logistica Berlin 2015. Como país parceiro da organização, Portugal terá 44 empresas representadas, mais do dobro do ano passado e a maior comitiva de sempre. Manuel Évora diz que o objectivo do sector é exportar dois mil milhões de euros de frutas e legumes em 2020. E a presença na Fruit Logistica é um passo importante para assegurar um bom lugar “na final do campeonato”. “A esperança é que no final consigamos ganhar e ganhar significa fazer bons negócios para as empresas e para os produtores”, sublinha.

A exportação de frutas e legumes cresceu 11,2% entre Janeiro e Novembro de 2014, em comparação com o mesmo período do ano anterior. No total, as empresas venderam ao estrangeiro 996 milhões de euros. Portugal continua, contudo, dependente do exterior para se abastecer e comprou mais de mil milhões de hortofrutícolas nos onze meses do ano passado. Face a 2013, houve uma redução de 3,7%. As frutas e os legumes valem 20% das exportações totais de bens alimentares e agrícolas, mas apenas 2,2% no total do comércio internacional do país.

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