Câmara de Estarreja financia Carnaval com 65 mil euros

O Carnaval de Estarreja vai ter um formato alargado, começando a 6 de Fevereiro e terminando a 21 ou 22.

Foto
Já estava prevista uma interrupção lectiva para o período do Carnaval Foto: Miguel Manso

A Câmara de Estarreja vai conceder uma comparticipação financeira de 65 mil euros para o Carnaval deste ano, tendo assinado com a Associação do Carnaval o contrato programa, anunciou a autarquia.

Com um orçamento global de 170 mil euros, o Carnaval de Estarreja tem assim garantida a comparticipação municipal para a edição de 2015, para além do apoio logístico.

A organização prescindiu do recurso a figuras públicas por considerar os “cachês” pedidos “incomportáveis”, mas nem por isso receia falta de adesão do público.

“A qualidade do nosso Carnaval fala por si e sempre foi valorizado por aquilo que apresenta” referiu Pedro Mendes, da Associação do Carnaval de Estarreja.

Para o presidente da Câmara, Diamantino Sabina, trata-se de um evento-âncora da política cultural do município e de uma das maiores festas da região.

“Queremos que o Carnaval seja cada vez mais visível, mais apelativo, e melhor em termos qualitativos, para quem o vem ver” disse Diamantino Sabina.

Segundo o autarca, o evento é já “uma marca do Município, um dos factores de atractividade turística e uma alavanca do desenvolvimento local e regional”.

Tal como já aconteceu em 2014, o Carnaval de Estarreja vai ter um formato alargado, antecipando o primeiro desfile para o dia 8 e prevendo um curso adulto adicional para dia 22 em caso de cancelamento de um dos desfiles.

“O objectivo é garantir mais possibilidades para que os corsos saiam à rua sem chuva, um risco sempre elevado”, justifica a organização, dando conta de que este ano o corso infantil e o corso adulto contam com a participação de mais de dois milhares de figurantes.

O programa oficial começa dia 06, às 22h00, com a apresentação dos sambas de enredo, e dia 07, pelas 21h30, haverá o desfile nocturno das escolas de samba.

Dia 08, pelas 14h30, será o Grande Desfile de Carnaval, com oito grupos de folia, cinco escolas de samba e 15 carros alegóricos.

A 11 de Fevereiro, pelas 22h00, realizam-se as marchas luminosas, enquanto na tarde de sábado, dia 14, vai desfilar o Carnaval Infantil, com transmissão televisiva da RTP.

No “domingo gordo” (dia 15), pelas 14h30, repete-se o Grande Desfile de Carnaval, com o corso adulto, enquanto na terça-feira de Carnaval, pelas 15 horas, haverá um espectáculo gratuito com Quim Barreiros.

Na noite de 21, sábado, haverá um espectáculo pago a cinco euros por ingresso, com Mikael Carreira, sendo o dia seguinte, domingo, reservado para a realização de novo desfile, caso algum dos desfiles anteriores tenha sido cancelado devido às condições climatéricas.

 

Sugerir correcção
Comentar