Lídia Jorge vence Prémio Literário Vergílio Ferreira

Escritora foi distinguida pela Universidade de Évora pelo conjunto da sua obra.

Foto
Enric Vives-Rubio

A escritora portuguesa Lídia Jorge foi esta quarta-feira distinguida com o Prémio Literário Vergílio Ferreira 2015, atribuído pela Universidade de Évora (UE), revelou à agência Lusa fonte da academia alentejana.

A vencedora foi escolhida durante uma reunião do júri, que foi presidido por António Sáez Delgado e integrou, entre outros, Eduardo Lourenço e Fernando Pinto do Amaral.

Instituído pela UE em 1997, o Prémio Vergílio Ferreira destina-se a distinguir, anualmente, o conjunto da obra literária de um autor de língua portuguesa relevante no âmbito da narrativa e/ou ensaio.

Já em Novembro do ano passado, Lídia Jorge tinha sido distinguida, por unanimidade, com o Prémio Luso-Espanhol de Arte e Cultura 2014, atribuído pelo Ministério da Cultura de Espanha e pela Secretaria de Estado da Cultura de Portugal.

Entre outros galardões literários, a escritora já recebeu os prémios Dom Dinis, PEN Clube, Máxima de Literatura, Bordallo de Literatura da Casa da Imprensa, e também o Grande Prémio de Romance e Novela da Associação Portuguesa de Escritores (APE) e os prémios Jean Monet de Literatura Europeia, Charles Bisset e Albatros, da Fundação Günter Grass. Em 2013, Lídia Jorge foi considerada, pela revista francesa Le Magazine Littéraire, uma das "10 grandes vozes da literatura europeia".

Nascida em 1946, no Algarve, Lídia Jorge publicou, em Outubro do ano passado, pela editora Dom Quixote, o livro O OrganistaA Costa dos Murmúrios (1988), A Última Dona (1992), O Jardim Sem Limites (1995), O Vale da Paixão (1998), O Vento Assobiando nas Gruas (2002), Combateremos a Sombra (2007), A Noite das Mulheres Cantoras (2011) são outros romances de Lídia Jorge, que também assinou a peça de teatro A Maçon (1997). A escritora é igualmente a autora dos contos A Instrumentalina (1992), O Conto do Nadador (1992), Marido (1997), e O Belo Adormecido (2004).

Instituído para homenagear o escritor que lhe dá o nome, o Prémio Vergílio Ferreira tem carácter anual. Foi atribuído, pela primeira vez, a Maria Velho da Costa, seguindo-se Maria Judite de Carvalho, Mia Couto, Almeida Faria, Eduardo Lourenço, Óscar Lopes, Vítor Manuel de Aguiar e Silva e Agustina Bessa-Luís. Manuel Gusmão, Fernando Guimarães, Vasco Graça Moura, Mário Cláudio, Mário de Carvalho, Luísa Dacosta, Maria Alzira Seixo, José Gil, Hélia Correia e Ofélia Paiva Monteiro foram os outros galardoados.


 

Sugerir correcção
Comentar