Os produtores escolheram Birdman e os actores Redmayne e Moore

O fim-de-semana foi de prémios e de algumas surpresas. Tudo em aberto para os Óscares.

Eddie Redmayne bateu Michael Keaton no prémio de melhor actor
Fotogaleria
Eddie Redmayne bateu Michael Keaton no prémio de melhor actor Reuters
Fotogaleria
Julianne Moore Reuters
Fotogaleria
Patricia Arquette AFP
Fotogaleria
J. K. Simmons AFP
Fotogaleria
Alejandro González Iñárritu nos prémios da Guilda de Produtores AFP
Fotogaleria
Eddie Redmayne não escondeu a surpresa ao receber o prémio Reuters
Fotogaleria
O elenco de Birdman Reuters

O filme de Alejandro González Iñárritu com Michael Keaton venceu nos prémios da Guilda dos Produtores, destacando-se na corrida aos Óscares. Nos últimos sete anos, os filmes premiados aqui venceram depois o Óscar.

É um dos indicadores mais fiáveis para saber quem poderá receber o Óscar na cerimónia de 22 de Fevereiro e Birdman ou (A Inesperada Virtude da Ignorância), de Alejandro González Iñárritu, posiciona-se agora em lugar de destaque. Muitos dos 6700 membros da Guilda dos Produtores são também membros votantes da Academia de Hollywood. Desde 2007 que o filme aqui premiado é também vencedor nos Óscares – nos últimos 25 anos esta coincidência de galardões para Melhor Filme aconteceu 18 vezes.

Mas é preciso não esquecer que Richard Linklater, o realizador que levou 12 anos a filmar Boyhood: Momentos de Uma Vida, tem sido apontado como um dos grandes favoritos, tendo conquistado vários prémios nesta época que antecede os Óscares.

“A única ambição era fazer um filme arriscado e experimental que explorasse a linguagem cinematográfica sobre a complexidade de um artista interpretado pelo incrível Michael Keaton”, começou por dizer o realizador mexicano, afirmando-se “humilde” por ter sido o escolhido ao lado de nomeados como Wes Anderson com The Grand Budapest Hotel, Clint Eastwood com Sniper Americano e Morten Tyldum com O Jogo da Imitação, além de Linklater.

“Todos os filmes nomeados têm uma voz tão individual, uma expressão por trás deles que só as pessoas que os fizeram os podiam ter feito”, continuou Iñárritu.

Birdman ou (A Inesperada Virtude da Ignorância) conta a história de Riggan Thomson (Michael Keaton), uma antiga estrela de cinema que se vê confrontada com problemas financeiros ao mesmo tempo que assiste à desintegração da família e vive atormentada por dúvidas existenciais. Riggan Thomson desespera pelo regresso à ribalta e, para isso, resolve apostar tudo na Broadway.

No ano passado, Gravidade de Alfonso Cuarón e 12 Anos Escravo de Steve McQueen foram os dois filmes premiados por esta Guilda. Foi o primeiro empate na história destes prémios. No final, o Óscar de Melhor Filme foi para 12 Anos Escravo, enquanto Alfonso Cuarón foi premiado com a estatueta de Melhor Realizador.

Birdman tem nove nomeações para os Óscares, a par de The Grand Budapest Hotel. O Jogo da Imitação (oito indicações) e Boyhood (seis indicações) estão logo a seguir na lista dos mais nomeados.

Além do prémio para Birdman, os produtores americanos distinguiram ainda O Filme Lego como o melhor na categoria de animação, numa clara discordância com a Academia –  O Filme Lego não foi nomeado para os Óscares.

Life Itself, sobre Roger Ebert, considerado um dos maiores e mais famosos críticos do cinema mundial, foi considerado ainda o Melhor Documentário. Também nesta categoria não há concordância com a Academia uma vez que este documentário, apesar de ter conquistado alguns prémios da crítica, não figura entre os nomeados.

No que diz respeito à televisão, Fargo, Breaking Bad e Orange is The New Black foram os vencedores.

E os actores escolheram...

Também neste fim-de-semana foram entregues nos Estados Unidos os prémios da Guilda de Actores, profissão que conta com o maior número de votantes para a Academia de Hollywood. O destaque foi para o britânico Eddie Redmayne que bateu o veterano Michael Keaton com o seu papel em A Teoria de Tudo.

Eddie Redmayne, que é Stephen Hawking no cinema, foi considerado o Melhor Actor deixando ainda para trás Benedict Cumberbatch, Steve Carell e Jake Gyllenhaal. O actor, que já ganhou este ano o Globo de Ouro, dedicou o prémio a todos os que sofrem de esclerose lateral amiotrófica, a doença incurável e degenerativa que leva à perda permanente de movimento muscular de que Hawking padece.

Michael Keaton não venceu este prémio mas o elenco de Birdman foi considerado o melhor pela Guilda de Actores. Por sua vez, Julianne Moore venceu o prémio de Melhor Actriz pelo seu papel em O Meu Nome é Alice. Nas categorias secundárias da representação, as distinções foram para J. K. Simmons (Nos Limites) e Patricia Arquette (Boyhood).

Nas categorias de televisão, a Guilda de Actores fez história ao premiar pela primeira vez duas mulheres negras: Viola Davis (Como Defender Um Assassino) e Uzo Aduba (Orange is the New Black). O prémio de Melhor Elenco foi para os actores da comédia do Netflix, Orange is the New Black.

Sugerir correcção
Comentar