Aida Tavares nomeada directora artística do São Luiz

A nova directora é uma escolha da casa e já assumia a direcção interinamente.

Foto
Sessão está marcada para as 18h no Teatro São Luiz, em Lisboa David Clifford

Aida Tavares é a nova directora artística do São Luiz Teatro Municipal para os próximos quatro anos, anunciou nesta segunda-feira a Câmara Municipal de Lisboa. Esta é assim uma escolha da casa, depois de um processo atribulado de concursos sem candidatos escolhidos.

A programação da temporada 2014/2015 já tinha sido assinada por si enquanto se esperava por uma decisão definitiva para o teatro municipal que fica no Chiado. Aida Tavares assumiu a nível interno a direcção executiva do São Luiz depois da saída de José Luís Ferreira, que estava no cargo desde 2011.

“A nomeação da actual directora executiva para a direcção artística assenta no seu longo percurso profissional em programação e produção culturais em várias entidades públicas e privadas, na experiência acumulada de mais uma década neste teatro e no conhecimento aprofundado do contexto artístico-cultural da empresa e do município de Lisboa”, lê-se na nota enviada às redacções.

Foi em 2002 que Aida Tavares integrou a equipa do São Luiz, como coordenadora da direcção de cena e a partir de 2006, a equipa de direcção artística, enquanto adjunta. É gestora/directora-executiva e adjunta da direcção artística desde 2010.

Chega assim ao fim um processo atribulado e contestado que começou quando no ano passado a EGEAC, a empresa municipal que gere os equipamentos culturais, abriu concursos para recrutamento dos directores artísticos dos teatros municipais Maria Matos e São Luiz.

No primeiro, Mark Deputter foi reconduzido mas no São Luiz as candidaturas finalistas de Miguel Abreu, Filipe Crawford e Américo Rodrigues foram chumbadas por não reunirem “as condições necessárias” no que respeitava “à estratégia e objectivos definidos”. Os finalistas contestaram e não tinha ficado claro se abriria um novo concurso ou se o novo director seria escolhido directamente. A nova directora foi nomeada sem concurso.

Sugerir correcção
Comentar