Na edição de 2014, Ivan Prado venceu prémio de caricatura dedicado a Álvaro Siza
Foto
Na edição de 2014, Ivan Prado venceu prémio de caricatura dedicado a Álvaro Siza

PortoCartoon já está a receber candidaturas

Até 13 de Fevereiro, o PortoCartoon World Festival — que este ano tem a “Luz” como tema — está a receber candidaturas. O melhor cartoon ganha quatro mil euros

O festival internacional PortoCartoon está de volta para a 17.ª edição. Até 13 de Fevereiro decorre o período de candidaturas para o Grande Prémio, cujo valor do primeiro lugar é de quatro mil euros. O segundo e o terceiro lugar recebem 1.250 e 750 euros, respectivamente (todos os prémios são metade em dinheiro e metade em garrafas de Vinho do Porto).

O concurso é promovido pelo Museu Nacional da Imprensa (MNI) e os participantes, que podem ser oriundos de qualquer parte do mundo, podem apresentar trabalhos de tema livre ou basear-se no tema desta edição: “Luz”. Foi o “tema que a ONU proclamou para o Ano Internacional de 2015?, explica a organização, em comunicado. “Iluminar este tema com a luz do cartoon pareceu à organização um dos melhores apelos ao estro dos artistas do humor”, dizem.

Também até à mesma data, os cartoonistas podem concorrer à categoria especial de caricatura, que oferece um prémio de 500 euros para o primeiro lugar e de 50 euros para as menções honrosas. Neste caso, há que optar entre ilustrar o futebolista português Cristiano Ronaldo ou o escritor norte-americano Ernest Hemingway.

Todos os trabalhos a concurso devem ser originais e inéditos e ter, no máximo, as medidas 42×30 centímetros (DIN A3) em papel e 42x30x30 centímetros, no caso de peças escultóricas. Devem ainda apresentar no verso as informações do autor, como nome e morada, título, secção temática a que se destinam, ano e currículo.

Para participar, basta enviar as propostas para PortoCartoon-World Festival, Museu Nacional da Imprensa, Estrada Nacional 108, nº 206, 4300-316 Porto, Portugal, com a respectiva ficha de inscrição.

A cerimónia de entrega de prémios não tem ainda data mas todos os que forem premiados têm direito a estadia paga pela organização. Posteriormente, os trabalhos premiados vão fazer parte da Galeria Internacional do Cartoon e tornam-se propriedade do Museu Nacional da Imprensa. Os restantes serão devolvidos aos participantes que assim o solicitem, no acto de inscrição.