Portugal tem 8 dos melhores hostels do mundo — e o mais seguro também

Alojamentos lusos brilham nos tops mundiais da Hostelworld, votados por milhares de viajantes. E o Porto tem o hostel mais seguro do planeta

Foto
Yes Lisbon Hostel

A concorrência aperta no universo dos hostels mas Portugal continua a marcar pontos. Se no ano passado havia 11 unidades em destaque nos "Hoscars" do megaportal de reservas Hostelword, agora, em nova edição destes prémios mundiais para este segmento de alojamentos económicos, são oito a brilhar mais alto. E, ainda assim, alguns até recolhem várias distinções.

É o caso do Home Lisbon Hostel, nº1 em Portugal, na Europa e, tal como em 2014, n.º 1 mundial em termos de hostels de média dimensão (os prémios repartem-se por tops 10 de dimensão e também de outros critérios). Localizado na Baixa lisboeta, na rua de São Nicolau, este albergue repleto de detalhes criativos e ambiente familiar, inaugurado em 2006 e remodelado há pouco mais de um ano, continua a convencer os utilizadores do portal.

Mas, no âmbito desta hotelaria média (76-150 camas), não foi a única casa portuguesa a seduzir turistas. Pelo contrário: os primeiros seis lugares da lista localizam-se nas duas grandes cidades portuguesas. Na lista seguem-se, por ordem, Yes Lisbon (também o 2.º melhor da Europa), Tatva Design (Porto), Lost inn Lisbon, Lisbon Destination (o da estação de comboios do Rossio) e o Sunset Destination (na estação de comboios do Cais do Sodré).

Foto
Lisbon Destination

Também no top de pequenos hostels (até 75 camas) há estrelas portuguesas: uma portuense, o Yes Porto; outra lisboeta, a Travellers House.

Foto
Tattva Design Hostel

Nos Hoscars, lugar ainda para um prémio muito especial, sinal da tranquilidade e confiança: fica para o Porto a distinção de ter o "hostel mais seguro" do mundo, graças ao voto dado pelos hóspedes ao Yes Porto Hotel.

Foto
Yes Porto Hostel

Quanto aos outros hostels fora de Portugal melhor cotados pelos viajantes (que os julgam por critérios vários, da limpeza à segurança, localização, ambiente, relação qualidade/preço, pessoal ou serviços) destaque para o Adventure Queenstown (Nova Zelândia), o melhor pequeno hostel do mundo; Kinlay Eyre Square (melhor grande - em Galway, Irlanda) e Plus Berlim (melhor "super grande").

Foto
Home Lisbon Hostel

Entre os prémios atribuídos, de salientar ainda a vitória da Wombats - que tem unidades em Berlim, Londres, Viena, Munique ou Budapeste — e Astor Hostels — que tem quatro unidades em Londres (respectivamente melhor grande cadeia e melhor pequena cadeia de hostels, sendo que a Astor ainda conquistou um "prémio carreira").

Já para conhecer o hostel mais ecológico do mundo é seguir para a Nova Zelândia, onde fica o Eco Lodge Pakowhai Hastings, enquanto o mais limpo de todos estará na Bósnia-Herzegovina, em Mostar, e chama-se Majdas (um prémio que já foi português, graças ao Dixo's do Porto). Para conhecer todos os vencedores dos "Hoscars" siga para o site oficial da Hostelword, empresa que actualmente já lista cerca de 27 mil alojamentos, localizados em mais de 180 países.

Sugerir correcção
Comentar