Torres Vedras investe mais de 500 mil em praia e dunas

Foto
Pedro Afonso de Paulo considera que os antigos planos remetiam para troços muito pequenos de costa Pedro Cunha

A Câmara de Torres Vedras anunciou nesta terça-feira que vai investir mais de meio milhão de euros na requalificação da praia de Porto Novo e na preservação de dunas em todo o litoral do concelho.

O vice-presidente da câmara, Carlos Bernardes, disse em conferência de imprensa que o município vai avançar com uma intervenção de mais de 33 mil euros na recuperação de dunas, entre as praias Azul e Foz do Sizandro.

Em cerca de 3,5 hectares de dunas, explicou, vão ser colocadas vedações e vegetação, no sentido de regenerar todo o sistema dunar.

Nos 125 hectares de dunas de todo o litoral do concelho, o município colocou placas sinalizadoras a informar os cidadãos para aí não circularem nem estacionarem, sob pena de aplicação de coimas que vão dos 250 aos 30 mil euros.

Com esta medida, a autarquia quer impedir a passagem de moto 4 por cima dos sistemas dunares, cuja preservação é necessária para evitar a subida do mar e, em consequência, a contaminação de linhas de água por água salgada, a salinização dos solos agrícolas e a destruição de infra-estruturas.

Entre 2005 e 2015, o município investiu 153 mil euros na recuperação do sistema dunar da praia de Santa Rita, com recuo e delimitação do parque de estacionamento e colocação de passadeiras em madeira para evitar o pisoteio e a ocupação de veículos sobre o cordão dunar.

Passados quase dez anos sobre o início da intervenção, foi possível fixar vegetação, repor areias e estabilizar a erosão do cordão dunar, que “estava praticamente destruído".

Dentro de uma semana, o município vai arrancar com obras de requalificação no valor de 490 mil euros na praia de Porto Novo, encostada a Santa Rita.

As obras, com financiamento comunitário e prazo de execução de cinco meses, englobam a requalificação do espaço público, degradado pelo mau tempo do último inverno, a derrocada controlada de blocos instáveis e a consolidação da arriba sul.

Na praia, o município tem vindo a monitorizar de forma regular a erosão das arribas e a fazer derrocadas controladas, devido à existência de um hotel, do lado norte, e habitações e pequenas unidades de alojamento, a sul.

Sugerir correcção
Comentar