O irmão de Sherlock visto pelo escritor mais alto do mundo

Seis vezes campeão da NBA, actor esporádico, argumentista, autor regular de artigos de opinião, embaixador cultural dos EUA, Kareem Abdul-Jabbar prepara-se para editar o seu primeiro romance

Foto
O atleta com Bill Gates, CEO da Microsoft em 1997 Reuters/Arquivo

Continua a ser o único eleito três vezes seguidas melhor jogador do campeonato universitário de basquetebol dos EUA, que chegou a proibir durante vários anos os afundanços por causa da influência exercida pelo poste de 2,18 metros.

Kareem Abdul-Jabbar prolongou depois o seu domínio no desporto profissional: seis vezes campeão da NBA e jogador mais valioso da temporada, ainda é o melhor marcador absoluto da competição norte-americana, graças a uma série de atributos que incluíam o famoso “skyhook”, um lançamento de gancho indefensável.    

Abdul-Jabbar, que abandonou o nome de nascimento Lew Alcindor quando se converteu ao Islão, está visto, não foi um atleta qualquer. Mas também não é o típico ex-desportista. Actor esporádico (um combate memorável com Bruce Lee e a participação em Aeroplano são os papéis mais conhecidos), argumentista e produtor de um documentário bem recebido, filantropo, autor regular de artigos de opinião na Time, embaixador cultural dos EUA, mas também escritor de sucesso. Agora, depois de alguns livros não ficcionais ou infantis, prepara-se para lançar o seu primeiro romance, Mycroft Holmes, um mistério policial, co-escrito com Anna Waterhouse, sobre o irmão - também genial - de Sherlock Holmes.

“Percebi que poderia ser feito algo mais com esta personagem mais velha e inteligente ligada ao governo britânico, numa altura em que o Reino Unido era o país mais poderoso do mundo”, explicou Abdul-Jabbar, que começou a ler as histórias de Arthur Conan Doyle na sua época de estreia na NBA, em 1969.

 

Sugerir correcção
Ler 2 comentários