Tabu, de Miguel Gomes, é um dos melhores filmes desde 2010

Site norte-americano de cinema Fandor promoveu votação através da Internet. Mistérios de Lisboa e Cavalo Dinheiro também citados.

Foto
Tabu, de Miguel Gomes DR

A longa-metragem de Miguel Gomes, Tabu (2012), e a produção portuguesa de Paulo Branco realizada pelo chileno Raul Ruiz, Mistérios de Lisboa (2010), surgem na lista dos 25 melhores filmes da primeira metade da década iniciada em 2010 no site norte-americano Fandor, especialmente dedicado ao cinema. Num acrescento a esta lista feito pelo crítico de cinema americano Kevin B. Lee, com o seu top ten relativo ao período indicado, Cavalo Dinheiro (2014), de Pedro Costa, surge na quarta posição.

A lista do Fandor foi estabelecidae divulgada no final da semana passada, através da votação on line de cerca de 300 cinéfilos, com mais de um terço deles (103 votos) a identificar A Árvore da Vida, de Terrence Mallick, como o melhor filme dos últimos cinco anos.

O top ten do Fandor segue com os seguintes filmes: Cópia Certificada, de Abbas Kiarostami (91 votos); O Mentor, de Paul Thomas Anderson (76 votos); Margaret, de Kanneth Lonergan (68 votos); Holy Motors, de Leos Carax (66 votos); Uma Separação, de Asghar Farhadi (64 votos); Debaixo da Pele, de Jonathan Glazer (61 votos); A Propósito de Llewyn Davis, de Joel e Ethan Coen (59 votos); Uncle Boonmee who Can Recall his Past Lives, de Apichatpong; Weerasethakul (45 votos) e Boyhood – Momentos de uma Vida, de Richard Linklater (44 votos) filme em exibição nas salas portuguesas e um dos vencedores dos Globos de Ouro deste domingo.

O Fandor publica, de seguida, a lista total dos 491 filmes citados até ao dia 8 de Janeiro: é aqui que surge, em 24.º lugar, Tabu (com 24 votos, ex aequo com A Emigrante, de James Gray, e Spring Breakers: Viagem de Finalistas, de Harmony Korine), um dos filmes mais premiados nacional e internacionalmente do cinema português contemporâneo. Antes, na 16.ª posição (32 votos), surge Mistérios de Lisboa, a adaptação feita por Raul Ruiz do romance de Camilo Castelo Branco.

Paralelamente a esta classificação dos frequentadores do site norte-americano, o crítico Kevin B. Lee publica a sua lista pessoal dos dez melhores filmes da última meia década, que é encabeçada pela obra de Abbas Kiarostami, mas que no quarto lugar inclui o mais recente filme de Pedro Costa, Cavalo Dinheiro (2014) – entre estes dois títulos, estão Consuming Spirits (2012), de Chris Sullivan, e o filme de Jean-Luc Godard, Adeus à Linguagem (2014), actualmente em exibição em Portugal.

Sugerir correcção
Comentar