PJ Harvey grava novo álbum dentro de uma caixa de vidro e o público vai assistir

Um inusitado estúdio de som montado na rua, numa área recém-inaugurada do Centro Cultural Somerset House, em Londres.

Foto
PEDRO CUNHA/ARQUIVO

Tudo indica que 2015 será um ano recheado de projectos para PJ Havery. Para já existe essa notícia de que, entre 16 de Janeiro e 14 de Fevereiro, irá estar a registar o novo álbum dentro de uma caixa de vidro espelhado, com público a assistir.

Quem está dentro da caixa, ou seja, PJ Harvey e a sua banda, incluindo o seu colaborador de longa data John Parish e o seu produtor habitual, Flood, não tem qualquer visibilidade para fora. Mas quem está no exterior poderá assistir às sessões de gravação, neste inusitado estúdio de som, montado na rua, numa área recém-inaugurada do Centro Cultural Somerset House em Londres. 

Sobre o projecto – intitulado Recording In Progress – a cantora e compositora diz apenas que deseja que o público “experimente a corrente de energia do processo de gravação.” Ou seja, a ideia é que esta espécie de escultura sonora ou de instalação artística, onde PJ Harvey estará a trabalhar durante quatro semanas, seja encarada como uma forma de partilha entre artistas e público. Para assistir a momentos de ensaio, discussões sobre detalhes ou gravações de excertos de músicas, durante 45 minutos, é preciso pagar cerca de 19 euros. Ao que parece os bilhetes já esgotaram, pelo que o mercado negro deverá estar ao rubro nas próximas semanas.

O álbum que daqui resultar sucederá ao muito festejado Let England Shake de 2011. Lá mais para o Outono surgirá um outro projecto inusitado, já que a inglesa irá publicar o seu primeiro livro de poesia, The Hollow Of The Hand, que resulta de uma colaboração com o fotógrafo e realizador Seamus Murphy.

Sugerir correcção
Comentar