New Wind
Foto
New Wind

Start-up cria turbinas eólicas que parecem árvores (e são silenciosas como elas)

Equipa de engenheiros franceses criou um protótipo que pode ser uma solução interessante para energia eólica em cidades. Comercialização deve arrancar ainda este ano

Uma equipa de engenheiros franceses desenvolveu uma solução inovadora para gerar electricidade: uma árvore artificial que utiliza o vento para trabalhar e é tão silenciosa como... uma árvore de verdade.

A ideia ocorreu a Jérôme Michaud-Larivière, o fundador da start-up New Wind, quando, numa praça, reparou que as folhas das árvores tremiam mesmo quando não havia qualquer brisa. A árvore artificial contem lâminas minúsculas nas "folhas", que se transformam em vento independentemente da força ou direcção que ele tomar.

Depois de três anos de investigação, a equipa tem um protótipo de 26 pés instalado no noroeste da França e conta comercializar o produto ainda este ano. A "árvore" — que deverá ser vendida por 23.500 libras, cerca de 30.085 euros — é um modelo ideal para cidade, uma vez que é silenciosa, ocupa menos espaço e pode ser directamente ligada à rede ou a edifícios individuais.

O objectivo da equipa francesa — que assume a fragilidade do sistema que criou, por ser pequeno e não apanhar ventos superiores — é que a sua criação possa ser combinada com outros meios, como energia fotovoltaica por exemplo, para que se torne numa solução sustentável.