Casa da Memória de Matosinhos vai instalar-se no palacete Visconde de Trevões

Espaço de “encontro, reflexão e partilha” das raízes e identidade do concelho deve abrir as portas ao público no início de 2016. Lançamento de concurso para obras de adaptação do interior já foi aprovado

Foto
Nelson Garrido

Não será apenas um museu ou um simples centro documental ou uma biblioteca especializada. A Casa da Memória, que o executivo da Câmara de Matosinhos deliberou instalar no Palacete Visconde de Trevões, será tudo isso e ainda um espaço onde miúdos e graúdos poderão conhecer e investigar as raízes, a história e a identidade do concelho matosinhense. Raízes e histórias essas que no ano de 2014 estiveram a ser abundantemente celebradas, com as comemorações dos 500 anos de atribuição do foral manuelino que instituiu o concelho. A peça-chave dessas comemorações - o foral propriamente dito, e que pode ser visitado pelo público até final do mês de Fevereiro na Galeria Nave, na exposição “15 Tesouros da História de Matosinhos” - deverá integrar o espólio desta Casa da Memória. “O foral foi emprestado pela Câmara do Porto sem data de devolução”, confirmou ao PÚBLICO o vereador da cultura do município, Fernando Rocha.

Depois de já ter sido tanta coisa - desde sede de associações a biblioteca municipal, passando por residência particular de brasileiros “torna-viagem”, como foi o caso de Ló Ferreira - o Palacete será agora mais uma peça chave no chamado “centro cívico” da cidade de Matosinhos. A decisão de usar este antigo edifício como Casa da Memória foi tomada numa das últimas reuniões do executivo deste ano, altura em que foi também aprovado o lançamento de um concurso público para a adaptação do interior do edifício a estas novas funcionalidades. 

“Esta Casa vai contar a história de Matosinhos, desde os tempos mais remotos até aos dias de hoje, passando por espaços muito bem definidos no tempo e com recurso a a tecnologia e a interactividade”, sintetiza Fernando Rocha, admitindo que a exposição “15 Tesouros da História de Matosinhos” - foi um “assumido tubo de ensaio” para esta exposição que se quer definitiva. Recusando a ideia de que a Casa da Memória venha a ser um “simples museu”, o autarca fala antes de “um espaço de portas abertas, com muita tecnologia e muitos espaços remissivos, que remetem para outros pontos dentro do território”.

“É um espaço de estudo, de investigação e de interpretação, que vai ter serviço educativo diário e actividades permanentes”, anunciou o vereador. 

Segundo o vereador, tratam-se de obras que deverão demorar poucos meses, com um orçamento a rondar os 300 mil euros, e que se destinam a intervenções unicamente no interior, já que o exterior foi recentemente renovado. Mas Fernando Rocha não espera que a Casa da Memória possa ser aberta ao público antes do início de 2016. Se as obras podem não demorar mais do que quatro meses, já montar e catalogar o espólio, bem como transferir alguns serviços municipais vai demorar o seu tempo.

Com esta decisão, acaba por cair por terra a intenção há muito sido anunciada de instalar o Museu da História do concelho no Palacete da Quinta da Conceição. A utilização desta imóvel, situado entre o edifício da Câmara e da Biblioteca Florbela Espanca, acaba também por ser o local “ideal” para albergar os serviços da autarquia relacionados com a memória histórica do concelho.

Entre os serviços a transferir está o Gabinete Municipal de Arqueologia e História, a MuMa-Rede de Museus de Matosinhos, o Serviço de Gestão da Colecção de Arte Municipal e ainda o Fundo Fotográfico do Arquivo Histórico Municipal que integra muito do espólio de Armando Leça, pseudónimo de Armando Lopes, um maestro, compositor e folclorista, autor de uma importante recolha etnográfica. 

De acordo com a proposta aprovada em executivo, ao nível do rés-do-chão do edifício haverá gabinetes de trabalho para investigadores não residentes e algumas salas de trabalho para usufruto do serviço educativo e também um espaço onde possa ser contada a história do próprio palacete Visconde de Trevões e do papel crucial que ele teve na definição do Centro Cívico da cidade - já que foi a sua existência que ajudou a vitória do projecto de Alcino Soutinho no concurso para a construção do edifício dos Paços do Concelho. Coutinho poupou o palacete, enquanto noutras propostas se defendia que ele fosse demolido. O primeiro andar seria ocupado com os gabinetes para os técnicos e terá quatro salas para exposição temporárias. A exposição permanente deverá ocupar todo o segundo andar do edifício, onde estão as salas de maiores dimensões.

A Exposição Permanente, que abarca uma sequência narrativa sobre o território e povoamento de Matosinhos vai subdividir-se em vários módulos temáticos, que começam nas primeiras comunidades humanas do paleolítico, passam pelos castros, pelo império romano e pelos tempos medievais, até chegar à época dos descobrimentos e à idade moderna.

Sugerir correcção
Comentar