Aplicação ajuda a bisbilhotar (ainda mais) no Facebook

Picturebook revela fotografias que utilizadores esconderam nos seus perfis.

Foto
As empresas não devem pedir acesso ao que um trabalhador partilhou no Facebook Thomas Hodel/Reuters

O Picturebook é uma extensão do Google Chrome que se apresenta como uma aplicação que permite aos seus utilizadores “ver fotografias escondidas de qualquer pessoa no Facebook”, mesmo de quem não é seu “amigo”. O que não significa que seja capaz de alterar ou contornar definições de privacidade de quem quer seja, mas apenas que mostra fotografias que, embora ocultas em perfis particulares, continuam à partida disponíveis na rede social.

A única forma de aplacar este novo ajudante da bisbilhotice online é mesmo retirar a tag com que somos identificados na fotografia. Abrindo a imagem em causa num novo separador, a funcionalidade encontra-se no fundo da página, à esquerda – “remover identificação”.

Esta acção não resolve inteiramente o problema de quem não quer de todo – por razões pessoais ou profissionais – que uma fotografia sua esteja visível a outros ou que possa circular online. Se o objectivo for esse, a única forma de o alcançar é apagar a fotografia da rede (dependendo da situação, de preferência antes que alguém a copie). Altura em que surge outra dificuldade: só quem a publicou a pode apagar. E essa pessoa pode não aceder de imediato ao pedido.

Sugerir correcção
Ler 6 comentários