Portas frisa que não foi acusado no caso dos submarinos

Líder do CDS quer “renovar maioria” mas não diz como.

Foto
Paulo Portas abre trabalhos das jornadas parlamentares conjuntas do PSD e CDS. Miguel Manso

O líder do CDS e vice-primeiro-ministro, Paulo Portas, escolheu a mensagem de Ano Novo para reagir ao arquivamento do caso dos submarinos e deixar claro que não foi acusado de qualquer processo nem se concluiu ter havido benefício para o partido ou os seus dirigentes. Foi ainda enigmático sobre a coligação pré-eleitoral.

“O despacho do Ministério Público conclui que não houve favorecimento a nenhum dos concorrentes; que não há fundamento para exercer acção penal contra o então ministro da Defesa Nacional [Paulo Portas]; e que as comissões comerciais, têm nomes e números, sem qualquer relação com a política, não tendo existido qualquer benefício para o partido ou para os seus dirigentes”, lê-se na mensagem enviada aos militantes do CDS e divulgada esta quinta-feira.

Sublinhando que, durante dez anos o CDS, os dirigentes e funcionários e o próprio foram “insultados, difamados e atacados”, tendo aguentado com “assinalável sobriedade”, Portas afirma que o processo para alguns dos seus “adversários” foi político. “Combatem o CDS de qualquer forma e de qualquer jeito. Nunca quiseram o CDS no regime e querem o CDS fora do Governo”, escreve, acrescentando que “com ironia se poderia dizer que o estalinismo nunca morre nos antigos estalinistas”.

Relativamente à coligação pré-eleitoral, Portas reitera a ambição de vencer as próximas legislativas e fala em “renovar a maioria” (mas não a coligação). "A minha disposição para vencer o combate de 2015 e renovar a maioria, é inequívoca e empenhada", garante, dando apenas a indicação do “trabalho de casa” que fará o CDS, “abrindo o partido e investindo e ideias e soluções”.

Num tom de esperança (“os portugueses, naturalmente, têm é saudades de ter futuro”), Portas dá o mote da pré-campanha eleitoral ao lançar uma ideia próxima de "ou nós ou o caos". “Preferimos um caminho de melhoria progressiva mas sustentada ou entregarmos o Governo do país a quem promete o impossível e com isso pode deitar a perder o que é possível?”, questiona.

Depois de elencar “factores de diferenciação do ano de 2015”, entre os quais o crescimento económico e a recuperação de rendimentos para reformados e funcionários públicos, o líder do CDS declara que os sinais “desmentem o discurso ‘tremendista’ de uma certa esquerda”. E considera “difícil de acreditar que, nas condições de dependência extrema em que Portugal caiu em 2011, qualquer Governo tivesse margem de manobra para fazer uma política substancialmente diferente”. 

Sugerir correcção
Ler 19 comentários