Francisco Appleton regressa em Valladolid

O CDUL disputa neste domingo, a partir das 11h30, a 35.ª edição da Taça Ibérica

Foto
Miguel Rodrigues

A ausência de Gonçalo Foro é uma baixa de peso para os campeões nacionais, mas quando o CDUL iniciar neste domingo, a partir das 11h30 (transmissão em directo na RTP2), a disputa da 35.ª edição da Taça Ibérica, terá um reforço importante: o regresso de Francisco Appleton. O internacional português será titular contra o Valladolid Rugby Asociación Club (VRAC).

Após falhar a primeira metade da época por estar ausente do país, Francisco Appleton é um reforço de luxo para o CDUL na segunda metade da temporada e jogará no Estádio Pepe Rojo com a camisola 11, habitualmente envergada por Gonçalo Foro. Num XV sem surpresas, o mais novo dos irmãos Appleton (Tomás) formará a dupla de centros com Carl Murray, enquanto Pedro Cabral será abertura, Nuno Penha e Costa jogará a defesa e Tomás Botelho estará numa das pontas.

No “pack” avançado, a primeira-linha será composta por Diogo Fialho, Duarte Foro e Bruno Medeiros, enquanto Duarte Gil e Geordie McSullea vestirão as camisolas 4 e 5, respectivamente. João Lino e Filipe Olegário são os flanqueadores dos “universitários”, cabendo a Tiago Girão o papel de fechar a terceira-linha. O internacional Francisco Pinto Magalhães fará a ligação entre os avançados e três-quartos.

Sem qualquer derrota desde o final de Setembro, altura em que foi derrotado no primeiro jogo oficial da época pelo Direito na Supertaça, o CDUL vai tentar em Valladolid conquistar a terceira Taça Ibérica consecutiva para Portugal.

Foto

A competição, que teve a sua primeira edição em 1965, disputou-se sem interrupção até 1971, ano em que o Benfica conseguiu colocar um ponto final na supremacia espanhola e tornar-se no primeiro clube nacional a conquistar a prova. Curiosamente, a vitória “encarnada” coincidiu com uma paragem na disputa do troféu, que voltou a realizar-se entre 1983 – vitória do CDUL – e 2008 – triunfo de Agronomia.

Foto

Seguiu-se novo interregno, mas em 2012, por iniciativa dos “universitários” de Lisboa, o campeão português e espanhol voltaram a medir forças. Num jogo com o mesmo palco e protagonistas da partida deste domingo, o CDUL foi a Valladolid bater o VRAC, por 24-13.

Há um ano, o VRAC voltou a defender as cores espanholas, mas desta vez o adversário foi o Direito, o jogo disputou-se em Monsanto e os “advogados” venceram com facilidade: 41-11.

Neste domingo, com uma equipa espanhola mais reforçada do que nos anos anteriores, o CDUL tentará conquistar a sua quarta Taça Ibérica e igualar o Benfica, o Santboiana e o El Salvador, os três clubes que mais vezes venceram a competição.

Sugerir correcção
Comentar