Misericórdia de Constância abre novo lar para idosos

População idosa do concelho vai passar a dispor de uma nova unidade de apoio na freguesia de Santa Margarida da Coutada.

A Santa Casa da Misericórdia de Constância inaugura na segunda-feira um lar residencial para idosos com capacidade para 40 utentes. A obra começou a ser feita em 2010 e custou 1,6 milhões de euros, segundo o provedor da instituição.

António Paulo Teixeira disse à agência Lusa que o lar, localizado na freguesia de Santa Margarida da Coutada, visa “dar uma resposta efectiva a uma necessidade sentida” pela população mais idosa, já que a lista de espera da Santa Casa era grande.

“O número de 40 utentes afigura-se como sendo o adequado a um projecto desta natureza, tendo em conta as pessoas em lista de espera. O valor investido permitirá assegurar a auto-sustentabilidade do equipamento”, afirmou o responsável, referindo que se quer garantir “uma proximidade na assistência que anteriormente estava dificultada com os serviços apenas centralizados na vila de Constância”.

O novo equipamento levará a uma “reafectação” dos recursos humanos das actuais valências da Misericórdia, nomeadamente no lar existente em Constância e no serviço de apoio domiciliário, disse ainda o António Teixeira, acrescentando que os 17 funcionários a contratar serão “integrados gradualmente e de acordo com as admissões de utentes”.

Com uma capacidade para 40 utentes em internamento e uma área total de construção de 4.600 metros quadrados, dos quais cerca de dois mil de área exterior ajardinada, o equipamento foi construído com um apoio de fundos comunitários (75%). Numa primeira fase, o novo lar vai dedicar-se ao internamento e, numa segunda fase, irá abranger outros serviços como apoio domiciliário, centro de dia e centro de noite.

A Câmara Municipal de Constância cedeu o terreno para a construção do novo equipamento, ofereceu os estudos e projectos necessários e ainda participou no financiamento da obra com 300 mil euros. O novo lar da Santa Casa da Misericórdia de Constância vai abrir na segunda-feira “já com acordos firmados com a Segurança Social”, destacou António Teixeira.

Sugerir correcção
Comentar