Google prepara versão do Android para ligar carros à Internet sem smartphones

Novo sistema operativo deverá ser apresentado dentro de um ano.

Foto
O objectivo do Google é que os carros tenha a tecnologia incluída de fábrica Daniel Rocha

O Google está a preparar uma versão do sistema operativo Android para ser integrada na estrutura dos automóveis, permitindo aos condutores utilizarem a Internet sem que tenham que usar o seu smartphone.

Actualmente, o Google tem o Android Auto, um software que vem com sua versão mais recente do sistema operativo e que exige que um smartphone esteja ligado a um carro com um ecrã integrado que permite o acesso a streaming de música, mapas ou outras aplicações. Até agora, a empresa não avançou oficialmente um prazo para pôr em prática o seu plano de pôr o Android Auto directamente na estrutura das viaturas, como uma componente de software.

Segundo duas fontes ligadas ao processo, que falaram sob condição de anonimato à agência Reuters, o Google deverá estar a preparar-se para dar esse passo com a próxima versão do Android, o Android M, que deverá ser lançado dentro de um ano.

A concretizar-se o projecto, o Android tornar-se-ia a tecnologia standard para assegurar as funções de entretenimento e navegação de uma viatura, colocando o Google na liderança de um mercado no qual tem a concorrência da Apple.

O Android M permitirá que o condutor esteja ligado online sempre que conduzir a sua viatura, sem a necessidade de ter um smartphone por perto. Além do desenvolvimento da tecnologia, o Google terá ainda que convencer os fabricantes de automóveis a adoptarem o seu sistema.

A Apple também está a trabalhar para ter a sua tecnologia a bordo dos automóveis, sem o intermédio de aparelhos móveis. A empresa revelou o software CarPlay em Março deste ano, mas entretanto o Google já garantiu contratos com fabricantes como a Hyundai, a General Motors e a Nissan para o seu projecto Android Auto.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários