Casa de Lava restaurado em sessão de solidariedade

A receita desta sessão será entregue na sua totalidade à Cruz Vermelha de Cabo Verde.

Foto
Casa de Lava

A longa-metragem que o realizador Pedro Costa rodou há precisamente 20 anos na Ilha do Fogo, em Cabo Verde, Casa de Lava, vai ser exibida neste domingo, às 15h45, no Cinema Ideal, em Lisboa, numa sessão especial de solidariedade com a população da ilha do Fogo, que por causa da mais recente erupção do vulcão viu serem destruídas povoações, casas, terras agrícolas, a adega de Chã das Caldeiras, o edifício do Parque Natural da Ilha do Fogo e estradas.

O filme, que começava precisamente com imagens da erupção daquele vulcão filmada por Orlando Ribeiro em 1954, está agora em versão digital restaurada e vai ser exibido pela primeira vez em público nesta nova versão.

“Quando Casa de Lava estreou em 1995, ninguém, nem mesmo os que imediatamente o reconheceram como um título capital, podia imaginar o rasto – o rastilho – que este filme deixaria na obra de Pedro Costa. Esse rastilho ainda não deixou de arder, como sabe quem tem acompanhado essa obra, e como pôde confirmar quem já tiver visto o último filme de Costa, Cavalo Dinheiro. Mas em 1995 era inimaginável a consequência que Casa de Lava teria, ou a descendência: num certo sentido que não é preciso rebuscar muito, quase o que tudo o que Costa fez entre Ossos e Cavalo Dinheiro é um “filho” deste filme”, escreveu sobre a obra o crítico do PÚBLICO Luís Miguel Oliveira. 

A receita desta sessão, organizada pelo Cinema Ideal com o realizador Pedro Costa e com o apoio da Embaixada de Cabo Verde em Lisboa, será entregue na sua totalidade à Cruz Vermelha de Cabo Verde (com bilhetes a 10, 20 ou os €uros com que cada um possa e queira contribuir).

 

 

 

Sugerir correcção
Comentar