Desenho de "Sopro do Coração" vence prémio mundial

Desenhar a música “Sopro do Coração”, interpretada pelos Clã e escrita por Sérgio Godinho, valeu a José Manuel Saraiva um prémio internacional Hiii Illustration 2014

Foto
José Manuel Saraiva

Quando, em 2011, João Paulo Cotrim o convidou para ilustrar uma canção de Sérgio Godinho, José Manuel Saraiva estava longe de pensar que o desenho iria ganhar um prémio. “Sopro do Coração” foi a canção que acabou por ilustrar, para “Sérgio Godinho e as 40 Ilustrações”, da editora Abysmo, em celebração dos 40 anos de carreira do compositor e cantor.

O ilustrador do Porto concorreu, a título individual, ao prémio internacional Hiii Illustration 2014 com os dois desenhos que criou para a música, interpretada pelos Clã, e foi considerado “Best of the Best”, entre mais de mil trabalhos a concurso. O Hiii Illustration premeia, anualmente, propostas de design, ilustração e tipografia.

“A maior dificuldade foi tentar não repetir o conteúdo da letra e encontrar recursos expressivos visuais que a pudessem complementar”, conta o P3 José Manuel Saraiva. O desafio de ilustrar um “corpo alado nas asas de um turbilhão” acabou, também, por alterar os “processos técnicos” de Saraiva enquanto profissional. “Foi a primeira vez que fiz um trabalho em monotipia e carimbo e funcionou muito bem”, explica.

Foto
O ilustrador do Porto optou por um traço mais expressivo e um bocadinho mais cru José Manuel Saraiva

José Manuel Saraiva é ilustrador e autor de livros infantis, pelo que neste trabalho apostou em algo “mais expressivo e um bocadinho mais cru”, manchas “com pouco ênfase”. O prémio que agora venceu não tem uma componente monetária, “apenas prestígio e um carimbo de confirmação de qualidade”, descreve.

Foto
A edição da Abysmo comemorou os 40 anos de carreira de Sérgio Godinho

Docente de Desenho e Ilustração na Escola Superior de Arte e Design (ESAD), em Matosinhos, Saraiva é autor de 20 livros para crianças — que assina com o pseudónimo Tiago Salgueiro —, o primeiro dos quais intitulado “O Meu Urso” e lançado em 2002. Como ilustrador já assinou “bem mais do que 20”, alguns deles em França, e marcou presença na Mostra de Ilustradores da Feira Internacional do Livro Infantil e Juvenil de Bolonha.

Foto
O Meu Urso foi o primeiro livro que José Manuel Saraiva escreveu e ilustrou, sob o pseudónimo Tiago Salgueiro
Sugerir correcção
Comentar