“Papel de Natal”: as personagens são feitas de papel e cartão

É um filme português e visa sensibilizar para um consumo mais sustentável. Estreia-se a 18 de Dezembro

Papel de Natal
Fotogaleria
Papel de Natal
Papel de Natal
Fotogaleria
Papel de Natal

Alerta para o desperdício de papel e é feito precisamente com papel e cartão reciclado. “Papel de Natal” é um filme de animação português com uma mensagem ecológica e pretende sensibilizar para um consumo mais sustentável. Dia 18 de Dezembro chega às salas de cinema.

O filme conta a história de Camila, uma menina de oito anos cujo pai desaparece numa floresta e ninguém consegue encontrar. Resolve, por isso, construir um boneco de cartão – o Dodu – com o qual acredita que pode trazer o pai de volta. Coloca o boneco num envelope e envia-o pelo portal (marco de correio). Dodu ganha vida e entra num mundo paralelo de papel, onde vai resgatar o pai de Camila das garras do Monstro Desperdício. É este o trailer do filme dirigido pelo cineasta português José Miguel Ribeiro.

Para criar os dois mundos paralelos – o de papel/cartão e o real – foram utilizadas igualmente duas técnicas paralelas: a animação e a imagem real. “É um filme que fala de papel e é feito de papel. É feito através de “stopmotion”, onde os bonecos e os cenários são construídos com materiais e depois são filmados”, conta o realizador ao P3. Dodu é feito literalmente de cartão e o Monstro do Desperdício é feito precisamente de desperdícios de papel. Estas são algumas das personagens do “mundo de papel”, num cenário onde todas elas são construídas a partir de restos de papel e cartão reciclado.

A própria criação das personagens assenta, assim, na sustentabilidade. “É um alerta. Pretende chamar a atenção para um problema de todos. Os problemas de sustentabilidade do planeta não são problemas que algumas pessoas possam dizer que não são deles”, observa.

Foto
Papel de Natal

Papel de embrulho: de “precioso” a “lixo”

Foto
Papel de Natal

“Queríamos falar do papel como um elemento simbólico do Natal”, refere José Miguel Ribeiro. “O que é perverso é que, como somos muitos e cada um recebe presentes, a quantidade de papel acumulada de 24 para 25 de Dezembro é gigantesca. E isso reflecte a relação do homem com a Natureza neste momento. Estamos muito fixados nos nossos interesses e no que são os nossos momentos de prazer e esquecemos os efeitos que isso tem”, acrescenta.

Embora reconheça que também existe um grande desperdício fora da época natalícia, o realizador considera que “o Natal tem essa capacidade de concentrar, num momento muito curto, esse contraste: a transformação tão imediata e violenta de um material precioso (o papel de embrulho) para um material supérfluo e de lixo”.

Foi precisamente numa noite de Natal que a ideia para o filme começou a surgir. “Fui-me apercebendo que na noite de Natal as crianças abrem os presentes e passado uma hora estou eu no caixote do lixo com os restos de papel”, recorda José. Essa situação colocou-o então a pensar nesta temática: “Antes [esse papel] é uma coisa valiosíssima e depois de um minuto é um lixo que está no chão e que toda a gente se quer ver livre dele”, remata.

Quatro anos para chegar às salas de cinema

A ideia começou a ganhar forma em 2010 e a produção iniciou-se logo no ano seguinte. Nesse ano a parte da animação ainda chegou a ser concluída, mas o filme estava ainda longe de estar finalizado, quando começou a faltar financiamento. Ficava então “no congelador” durante alguns anos. “Papel de Natal” foi “descongelado” em 2014, ano em que conseguiram o apoio logístico e financeiro que faltava para concluir a produção, por parte das autarquias de Almada e Montemor-o-Novo e da produtora Praça Filmes. As filmagens no exterior decorreram em Almada e as de interior em Montemor-o-Novo.

“Papel de Natal” dura cerca de 40 minutos e estreia-se a 18 de Dezembro. O filme chega às salas do UCI Cinemas (Porto e Lisboa), do Cinema City (Lisboa, Leiria e Setúbal) e do Cinema Ideal (Lisboa). A 21 de Dezembro é exibido no Teatro Municipal Joaquim Benite, em Almada, onde vai ser apresentado o “making-of” do filme e lançada uma aplicação, que inclui um livro digital sobre a história. Como frisa José Miguel Ribeiro, este livro “não é apenas um PDF”, mas contém também “movimento e animação”. A aplicação está disponível para Apple e Android.

Sugerir correcção
Comentar