Portas considera "possível" vencer o PS nas legislativas

Vitória pode ser alcançada "autonomamente" com um programa próprio ou em "aliança", defende líder do CDS-PP.

Foto
Portas garante que o CDS está apostado em "construir um programa para o futuro" Fernando Veludo/nFactos

O presidente do CDS-PP considerou este sábado "possível" vencer o PS nas legislativas de 2015 e recordou que foram os socialistas que conduziram Portugal ao resgate financeiro e que este Governo é que acabou com a etapa da "excepcionalidade".

"Os portugueses sabem que foi o PS que trouxe Portugal à bancarrota, ao memorando, à troika e à dose de austeridade que se seguiu e também à recessão", realçou Paulo Portas, em declarações aos jornalistas no final do conselho nacional do partido, em Elvas, ao final da noite de sábado.

Mas, segundo o líder do CDS-PP, os portugueses "precisam de saber algo mais do que o passado, precisam de saber o que é o futuro", até porque o país, graças ao actual Governo de coligação com o PSD, "venceu a etapa da excepcionalidade".

"Às vezes é preciso fazer esta homenagem à memória, que havia quem defendesse o segundo resgate, o segundo empréstimo, o segundo memorando e a segunda troika", disse.

O CDS, frisou, "foi sempre muito claro contra essa posição", pois, "um só resgate, um só memorando, uma só troika já chegou e bastou, aprendemos as lições".

Neste conselho nacional realizado na cidade alentejana, que esteve "completamente cheio", segundo o líder centrista, foi dado o "pontapé de saída na construção das ideias para o futuro" por parte do partido, ou seja, para os próximos quatro anos.

"Vivemos nesta legislatura um tempo de excepcionalidade", mas "o país venceu essa excepcionalidade" e "caminha agora para uma situação de maior normalidade".

E, por isso, "é preciso que o CDS faça o seu trabalho de casa" para "seleccionar aquelas que são ideias consistentes sobre os principais problemas de futuro do país e construir o seu programa para a próxima legislatura e o próximo mandato", afirmou.

Uma próxima legislatura e mandato que, de acordo com o líder do CDS-PP, vão ser marcados "não pela recessão, mas por crescimento económico" e em que, se não forem cometidos "erros", "haverá criação de emprego", o que permitirá "ir reduzindo aquele é o maior problema social no país, que é a questão do desemprego".

Daí que o CDS-PP esteja apostado em "construir um programa para o futuro", insistiu o líder do partido, considerando ser "possível" vencer o PS.

"Vencer o PS não apenas no argumento do passado, que é muito pesado e é por isso que as pessoas têm bastante receio", pois, " PS significa repetição dos erros", mas também vencer os socialistas "do ponto de vista da competição por boas ideias e boas propostas para o futuro".

E isso, argumentou, "pode ser feito autonomamente", com um programa próprio do CDS-PP, ou "pode ser feito em aliança", com o "contributo" do partido.

Sugerir correcção
Ler 5 comentários