Chuva, vento forte, queda de neve e agitação marítima de sexta-feira a domingo

Estado do tempo vai agravar-se a partir desta sexta-feira e até domingo.

Foto
O mau tempo vai fazer-se sentir em especial nas regiões norte e centro Paulo Pimenta

A Associação Nacional de Protecção Civil (ANPC) alertou nesta sexta-feira para as condições climatéricas a partir desta sexta-feira até domingo, as quais deverão caracterizar-se por chuva, vento forte, queda de neve e agitação marítima.

Em comunicado, a ANPC afirma que se prevêem períodos de chuva forte, passando a aguaceiros, que podem ser sob a forma de granizo no litoral norte e centro, entre o fim do dia desta sexta-feira e o início da manhã de sábado.

São igualmente esperados aguaceiros que podem ser fortes e sob a forma de granizo a partir do meio da tarde de sábado até meio da tarde de domingo, em especial nas regiões do centro e do sul.

Vento forte de sudoeste, nas regiões do Norte e do centro, com rajadas de 70 quilómetros por hora no litoral e de 90 quilómetros por hora nas terras altas, é esperado a partir do fim do dia desta sexta-feira até ao fim da manhã de sábado.

As previsões apontam para queda de neve acima de mil metros de altitude, nas regiões do Norte e do centro e acima de 600 metros na região do Gerês.

A queda de neve deve registar-se desde o fim da madrugada de sábado até ao início da manhã de domingo, em especial durante a madrugada e manhã de sábado nas serras do Gerês, de Montalegre e da Estrela, onde pode acumular mais de 10 cm.

A agitação marítima deverá ocorrer na costa ocidental do Norte e do centro, com ondas de noroeste de quatro e cinco metros, entre o início da tarde de sábado e o fim da tarde de domingo.

No comunicado, a ANPC refere que o eventual impacto dos efeitos destas condições climatéricas "pode ser minimizado, sobretudo através da adopção de comportamentos adequados".

 

Sugerir correcção
Comentar