Portuguesa Teresa Almeida é campeã do mundo de bodyboard

Atleta do Vimeiro venceu campeonatos disputados no Chile. Há 16 anos que o título feminino não vinha para Portugal.

Fotogaleria
O título mundial é o ponto mais alto da carreira da atleta portuguesa ISA/Rommel Gonzales
Fotogaleria
ISA/Rommel Gonzales
Fotogaleria
ISA/Rommel Gonzales
Fotogaleria
ISA/Rommel Gonzales
Fotogaleria
ISA/Rommel Gonzales
Fotogaleria
ISA/Rommel Gonzales

A portuguesa Teresa Almeida sagrou-se nesta sexta-feira campeã do mundo de bodyboard, ao vencer a final disputada a quatro nos campeonatos que decorreram no Chile.

Na derradeira etapa, a atleta natural do Vimeiro levou a melhor sobre a venezuelana Yuleiner Gonzalez, a francesa Anne Cecile Lacoste e a brasileira Neymara Carvalho para conquistar a medalha de ouro no escalão feminino.

Outros portugueses estiveram em destaque na competição, com Madalena Guerra a conquistar a medalha de bronze feminina em sub-18 e Miguel Adão a conseguir um 4.º lugar nos homens na mesma categoria. Um total de 170 atletas de 24 países disputaram o mundial, que se realizou este ano na Playa Cavancha, na estância balnear chilena de Iquique.

“Campeã mundial de bodyboard! Grande orgulho representar o meu país e levar este título para Portugal!”, escreveu Teresa Almeida no seu Instagram. “A equipa foi incrível e sem vocês não tinha sido possível. Obrigada a todos pelo apoio!”

Teresa Almeida é a segunda portuguesa a trazer o principal título da Associação Internacional de Surf (ISA, na sigla inglesa) para Portugal. A primeira foi Dora Gomes, considerada a grande pioneira do bodyboard no país, que se tornou campeã mundial da modalidade no longínquo ano de 1998. Gonçalo Faria (também em 1998) e Manuel Centeno (em 2006) conseguiram idênticos resultados no sector masculino.

O título mundial de bodyboard da ISA é o ponto mais alto da carreira de Teresa Almeida, que já no passado mês de Outubro, em Marrocos, se tinha sagrado vice-campeã europeia da modalidade — uma competição que seria ganha por outra portuguesa, a algarvia de ascendência alemã Joana Schenker, actual líder do ranking nacional.

Natural do Vimeiro, concelho de Alcobaça, Teresa Almeida tem 22 anos e compete pelo Clube de Desportos Alternativos da Nazaré.