Troço da Segunda Circular de Lisboa vai passar a chamar-se Avenida Eusébio

Proposta é subscrita por todas as forças políticas representadas na câmara.

Foto
Eusébio morreu em Janeiro de 2014 MICHAL CIZEK/AFP

A Câmara de Lisboa aprovou nesta quarta-feira a atribuição do nome de Eusébio da Silva Ferreira a um troço da Segunda Circular em frente ao estádio do Benfica.

A proposta, subscrita por todas as forças políticas com representação na câmara (PS, PSD, CDS-PP e PCP e movimento Cidadãos por Lisboa, eleitos nas listas dos socialistas), foi levada à reunião do executivo municipal desta manhã e foi aprovada por unanimidade.

Após esta aprovação, o troço da Segunda Circular em frente ao Estádio da Luz (do Sport Lisboa e Benfica, clube onde Eusébio jogou) vai passar a chamar-se Avenida Eusébio da Silva Ferreira. Segundo fonte do município, a única morada a sofrer alterações é a do estádio, uma vez que não existe outro número de polícia naquele troço.

A ideia de dar o nome do jogador a uma avenida da cidade partiu inicialmente do vereador do CDS-PP, João Gonçalves Pereira, que sugeria alterar a designação da actual Avenida Lusíada, nas proximidades do Estádio da Luz. Esta seria "a melhor forma de homenagear toponimicamente o futebolista e marcar assim para a posteridade a sua ligação à cidade de Lisboa", segundo o vereador. 

Em Fevereiro, a Assembleia Municipal de Lisboa aprovou por unanimidade uma recomendação neste sentido e o assunto esteve em estudo na câmara até agora.

Eusébio, que ficou conhecido como Pantera Negra, morreu na madrugada de 5 de Janeiro deste ano, aos 71 anos, vítima de paragem cardio-respiratória. Foi eleito o melhor jogador do Mundo em 1965 e conquistou duas Botas de Ouro (1967/68 e 1972/73). No Mundial de Inglaterra de 1966 foi considerado o melhor jogador da competição, na qual foi o melhor marcador, com nove golos. Na mesma competição, Portugal terminou no terceiro lugar.

Eusébio nasceu a 25 de Janeiro de 1942 em Lourenço Marques (actual Maputo), em Moçambique. com Lusa

Sugerir correcção
Comentar