O cão-aranha, o Mundial de Futebol e outros temas que ocuparam a Internet

O YouTube e o Facebook, dois dos sites mais visitados no mundo, publicaram as listas dos conteúdos mais populares deste ano.

O vídeo em que o YouTube recapitula 2014

Nos últimos três meses, a humanidade gastou, pelo menos, o equivalente a 863 anos a ver um cão disfarçado de aranha mutante no YouTube. O número só surpreenderá quem não esteja já habituado à imensa popularidade que os mais inesperados vídeos avulsos conseguem na Internet.

Uma retrospectiva das imensas horas gastas ao longo de 2014 em dois dos sites mais usados do mundo – o YouTube e o Facebook – mostra que as preocupações colectivas e a ocupação do tempo oscilam entre os grandes eventos globais (como o Mundial de Futebol), os temas marcante da actualidade (o ébola) e o trabalho de alguns indivíduos criativos.

O cão vestido com um fato de aranha é uma partida que um polaco, especializado neste género de vídeos, fez aos aterrados protagonistas involuntários daquele que rapidamente se tornou o vídeo mais visto do ano no YouTube. Publicado a 4 de Setembro, conseguiu, em pouco mais de três meses, 113 milhões de visualizações. 

O vídeo é, também, mais um exemplo do poder nivelador da Internet, ao deixar para segundo lugar um anúncio da Nike, publicado meses antes, em Abril, e no qual participam algumas das maiores estrelas do futebol: Ronaldo, Neymar, Rooney, Ibrahimovic e Iniesta. 

Já o último degrau do pódio escapou a uma freira italiana com voz de cantora pop, para ser antes ocupado por First Kiss, três minutos e 28 segundos de estranhos a beijarem-se, um trabalho da realizadora georgiana Tatia Pllieva.

O vídeo que o YouTube criou para recapitular 2014, recheado de gente a dançar e de referências culturais mais ou menos obscuras, parece ser um tributo ao caos das preferências de mais de mil milhões de utilizadores. Tem, de resto, pontos em comum com o vídeo, mais sóbrio, feito pelo Facebook para sumarizar os últimos 12 meses – entre os quais, múltiplos episódios do famoso “ice bucket challenge”, um desafio que levou todo o tipo de celebridades a despejarem água gelada pelas respectivas cabeças abaixo (leite, em pelo menos um dos casos). Tudo começou por ser uma iniciativa concebida para chamar a atenção para a esclerose lateral amiotrófica, mas acabou numa espécie de competição pela forma mais original de ficar encharcado.

Entre os 1200 milhões de utilizadores do Facebook, os temas de conversa mais frequentes ao longo de 2014 foram o Campeonato do Mundo, o surto do ébola, as eleições no Brasil e a morte do comediante Robin Williams.


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