Beyoncé e Sam Smith lideram nomeações para os Grammy

Artistas têm seis nomeações cada. No entanto, Sam Smith é quem está mais representado nas categorias principais.

Foto
Sam Smtih editou o álbum de estreia em Maio Reuters

Dois nomes distintos lideram a corrida este ano aos prémios mais ambicionados da indústria musical com seis nomeações cada. Beyoncé, nome planetário, rainha de vendas, destaca-se nas nomeações reveladas nesta sexta-feira para os Grammy. Mas o britânico Sam Smith, músico discreto, revelado graças aos Disclosure, é quem está presente nas principais categorias.

É talvez a surpresa deste ano da lista anunciada – até o próprio se manifestou no Instagram surpreendido com as seis indicações. Sam Smith, músico de 22 anos que este ano editou o disco de estreia In the Lonely Hour, é ao lado de Beyoncé o mais nomeado. “Isto é escandalosamente incrível”, escreveu nas redes sociais, ao mesmo tempo que alguns internautas perguntavam quem é, afinal, este músico.

Não que o britânico seja um desconhecido, mas não é um nome maior da pop, condição que deverá mudar depois de ser nomeado nas principais categorias dos Grammy. Sam Smith está na corrida pela Gravação do Ano (com Stay With Me), como ainda é nomeado para Disco do Ano, Canção do Ano (Stay With Me, também) e Artista Revelação (contra Bastille, Iggy Azalea, Brandy Clark e Haim).

A Gravação do Ano é uma das categorias mais importantes dos prémios, cuja cerimónia de entrega acontece a 8 de Fevereiro de 2015, e para ela estão ainda nomeados Sai (Chandelier), Taylor Swift (Shake It Off), Meghan Trainor (All About That Bass) e Iggy Azalea e Charli XCX (Fancy).

São estas mesmas músicas, aliás, as nomeadas também para Canção do Ano, com excepção de Fancy. Em vez da canção de Iggy Azalea com Charli XCX, está nomeada Take Me To Church, de Hozier.

Com Beyoncé, Sam Smith - que no Verão actuou no Nos Alive - compete apenas na categoria de Disco do Ano, para a qual estão ainda nomeados Beck (com Morning Phase), Ed Sheeran (com X) e Pharrell Williams (com Girl).

Sam Smith, que se deu a conhecer com Latch, dos Disclosure, e que haveria de dar nas vistas com La la la, de Naughty Boy, antes de se afirmar a solo com uma série de baladas condimentadas com soul ou gospel, está ainda nomeado nas categorias de Melhor Performance Pop Individual e Melhor Álbum Pop Vocal.

Beyoncé está nomeada ainda nas categorias de Álbum de Música Urbana Contemporânea, Melhor Performance R&B com o Drunk In Love, o tema que conta com Jay-Z e que pode ainda vencer o Grammy de Melhor Canção R&B, e ainda Álbum com Melhor Som Surround e Melhor Filme de Música (com Beyoncé & Jay Z: On The Run Tour).

Os Grammy são os prémios mais importantes na indústria musical, distinguindo o que de melhor se faz nas mais diversas áreas (pop, rock, clássica, músicas do mundo, etc.). No total são premiadas 83 categorias. A lista completa dos nomeados pode ser consultada aqui

Sugerir correcção
Comentar