Porto.come celebra as tascas na Alfândega

Badalhoca, Guedes ou Conga são algumas das convidadas especiais do Porto.come, na Alfândega, de 6 a 8 de Dezembro

Foto
A Conga é uma das tascas do Porto presentes na Alfândega Nelson Garrido

Neste fim-de-semana prolongado, o Porto.come na Alfândega. Deste sábado, 6, a segunda, 8, o evento gastronómico volta a fazer-se com "o melhor da gastronomia portuguesa", já em 5.ª edição. A cereja no bolo é a novidade: "Pela primeira vez, num mesmo espaço algumas das mais conhecidas e tradicionais tascas da cidade". É que, desta vez, há uma praça das Tasquinhas onde não faltam as especialiades do Guedes, da Badalhoca da Baixa ou da Conga, além do Venham mais 5 ou da República dos Cachorros.

No total, estarão ainda na Alfândega do Porto 90 expositores de produtos de todos os géneros (de enchidos a compotas, de licores a chocolates ou azeites), com especial destaque para as especialidades regionais e nacionais.

O programa inclui também provas de vinho, degustações, cozinha ao vivo (Hélio Loureiro no sábado, às 18h45; Diogo Gomes, às 20h; a masterchef Lígia Santos no domingo, às 15h; ou Marco Gomes, às 18h45, entre outros), artesanato e muito mais. Um "stock-off" de vinhos e um leilão de vinhos raros (sábado, 18h, prometendo-se "uma centena de lotes de vinhos que dificilmente se encontram no mercado") estão também agendados. E, a época obriga, o Natal e as suas delícias estão também em destaque.

Foto
As sandes de pernil da Casa Guedes também não vão faltar Nelson Garrido

Um Porto.come para pôr à prova no sábado e domingo, das 13h às 23h, e na segunda, das 13h às 21h. A entrada custa 5 euros (com copo para provas de vinhos).

Rota do Gosto

Enquanto isso, pela cidade e vizinhanças, decorre a Rota do Gosto: o mapa inclui 33 restaurantes, cada um com prato especial seleccionado, que será vendido com 50 por cento de desconto.

Entre os exemplos, vamos desde o bacalhau à chef de Bela Cruz ao arroz do mar do Arquinho do Castelo, da perdiz com castanhas do Bar Tolo à muamba de galinha à angolana da Casa do Ténis by Campo Alegre, tiborna de bacalhau do DeCastro Gaia, cachaço de porco bísaro do DOM, lombinho de porco bísaro do Foz Velha, arroz de tamboril da Marisqueira de Matosinhos, robalo grelhado com arroz de legumes do Valentim ou o bacalhau à Gomes de Sá da Casa Inês.

Sugerir correcção
Comentar