YouTube não aguentou o Gangnam Style

É o próprio site a confirmar que teve problemas. "Gangnam Style foi visto tantas vezes que tivemos que fazer um upgrade.”

Gangnam Style, o novo rei do YouTube

Qualquer coisa como um terço da população mundial viu o vídeo do cantor sul-coreano Psy Gangnam Style no YouTube. E quando um vídeo é visto 2.147.483.647 de vezes, o resultado é o YouTube não aguentar. O site de partilha de vídeos admitiu que devido aos constantes acesso a Gangnam Style foi forçado a fazer um upgrade dos seus sistemas.

O vídeo de Psy foi publicado no YouTube a 15 de Julho de 2012. Desde então tornou-se viral, sem comparações a nível mundial. Foi subscrito mais de 7,5 milhões de vezes, teve mais de cinco milhões de comentários, perto de nove milhões de “gosto” e dois anos após a publicação continua a ser visto e partilhado todos os dias, ao ponto de literalmente deitar o YouTube abaixo.

É o próprio site a confirmar que teve problemas. "Gangnam Style foi visto tantas vezes que tivemos que fazer um upgrade”, escreve o YouTube na sua página no Google+.

Se passarmos o cursor sobre o contador que se pode ver na página do vídeo este não pára de rodar e isso porque o YouTube nunca pensou que um tal número pudesse vir a ser atingido. “Nunca pensámos que um vídeo pudesse ser visto em números mais do que um número inteiro de 32-bit (=2.147.483.647 visualizações), mas isso foi antes de termos conhecido Psy”, admite o YouTube.

Com um refrão que mistura Gangnam Style e "sexy lady", o vídeo de Psy funcionou também devido à “dança do cavalo”, a coreografia que acabou por ser replicada milhares de vezes nas televisões e em vídeos caseiros com criancinhas, avós e bombeiros a repetirem religiosamente todos os passos.

Em 2013, num encontro com estudantes na Universidade de Harvard, em Boston, o cantor sul-coreano explicou que o sucesso do vídeo Gangnam Style foi um acidente e que não espera igualar o êxito com outro dos seus temas, apesar do vídeo em que surge com Snoop Dog, Hangover, ter mais de 162 milhões de visualizações e o de Gentleman ter sido visto mais de 760 milhões de vezes.

O truque terá estado mesmo na coreografia. Segundo o artista foram precisas "30 noites sem dormir" para conseguir chegar à dança do cavalo.

Sugerir correcção
Ler 3 comentários