Medidor da Anacom fez 450 mil testes à velocidade da Internet no primeiro ano

O NET.mede, a ferramenta criada pela Anacom para medir a velocidade de acesso à Internet, foi lançada há um ano e teve meio milhão de visitas.

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O NET.mede, o medidor da Anacom que permite aos utilizadores compararem a velocidade real da sua ligação de Internet com aquela que têm contratada, realizou 450 mil testes no primeiro ano de existência, revelou esta quarta-feira a entidade reguladora. Segundo a Anacom, do total de testes realizados, “cerca de 420 mil destinaram-se a avaliar a velocidade da ligação à Internet e 29 mil visaram verificar a existência de traffic shapping”.

O traffic shaping não é uma prática ilegal, mas sim uma estratégia utilizada pelos operadores para gerir o tráfego na rede, que na prática condiciona a qualidade do serviço prestado. Estão em causa restrições em termos de velocidade quando o cliente utiliza determinadas aplicações, como descargas de grandes ficheiros ou transmissão de vídeos, por exemplo.

Em média, o NET.mede realizou cerca de 37 mil testes por mês, sendo que o maior número de testes realizou-se entre as 18h e a meia-noite, o período do dia em que é gerado mais tráfego de Internet.

Ao longo destes 12 meses, o NET.mede foi visitado um total de 533 mil vezes, com o número de visualizações de páginas a atingir 1,384 milhões (a duração média de cada sessão foi de 3:52 minutos). A generalidade das visitas (95%) teve como origem Portugal, mas também houve entradas a partir de países como o Brasil, Reino Unido, França e Estados Unidos.

Há um ano, quando apresentou o medidor de Internet, a presidente da Anacom, Fátima Barros, explicou que o instrumento, mesmo sem validade legal para permitir discutir as condições contratuais com um fornecedor, pode ser usado para “pressionar” as empresas se os clientes constatarem uma grande discrepância do resultado dos testes com a velocidade contratada.

“Este serviço de apoio ao consumidor dá aos utilizadores de Internet informação objectiva, que poderá ser importante na gestão da relação com o seu prestador de serviço, designadamente questioná-lo sobre a qualidade do serviço que está a prestar”, reforça a nota de imprensa da Anacom.

 

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