ZX Spectrum pode estar de volta graças ao “crowdfunding”

Sinclar ZX Spectrum Vega é o nome da nova versão. Campanha de “crowdfunding” já ultrapassou a meta das 100 mil libras

Foto
Sinclair ZX Spectrum Vega

Lançado há mais de 30 anos, o ZX Spectrum é conhecido por ter feito o furor entre os mais novos durante a década de 80. Depois de anos sem dar notícias, o micro-comando de jogos pode estar de regresso. Sinclair ZX Spectrum Vega é o nome da nova versão. O protótipo já está pronto, agora falta angariar dinheiro para iniciar a produção e a comercialização. A campanha de “crowdfunding” decorre até 30 de Janeiro de 2015.

Mais rápido e sem o ruído característico dos anos 80, o ZX Spectrum Vega continua a ser “tão simples de usar como qualquer uma das consolas de jogos populares”. O aparelho liga-se à televisão através dos cabos fornecidos e vem com cerca de 1000 jogos instalados, os quais podem ser acedidos através de um menu. “O Vega tem memória suficiente para permitir que o utilizador faça o “download” de muitos jogos adicionais, que disponibilizaremos ao longo do tempo, de forma gratuita”, garantem os criadores na página de “crowdfunding”.

O Sinclair Spectrum Vega está a ser desenvolvido pela Retro Computers Ltd e pela Sinclair Research Ltd. Com o ZX Spectrum Vega, a equipa pretende criar “algo especial para aqueles que cresceram com o Sinclair Spectrum”. Ao contrário do original, o Vega já não precisa de cassetes de áudio. O novo dispositivo tem capacidade para guardar internamente e executar os mais de 14.000 jogos que foram lançados durante o período de vida do ZX Spectrum. É também uma forma de proporcionar “aos jogadores de hoje, que procuram um jogo nostálgico, o uso de tecnologia moderna a um preço incrivelmente baixo”, referem.

Top 50 dos jogos ZX Spectrum

“O que custava milhares de libras na década de 1980, está disponível por cerca de 1% desse montante”, garante a equipa, afirmando que o Vega permite “uma enorme poupança sobre o custo do Spectrum original”. Os primeiros 1000 ZX Spectrum Vega vão custar 100 libras esterlinas, o equivalente a 126 euros, e serão vendidos apenas através da página de “crowdfunding”. A previsão é de que estejam disponíveis a partir de Abril de 2015. Os lucros obtidos com a venda desta edição revertem para a Great Ormond Street Hospital for Children, um hospital pediátrico localizado no Reino Unido.

Vídeo promocional

Para angariar dinheiro para a produção e comercialização do ZX Sprectrum Vega foi lançada uma campanha na plataforma de “crowdfunding” Indiegogo. A meta inicial era de 100 mil libras esterlinas, cerca de 126 mil euros. No entanto, a campanha já conseguiu ultrapassar esse valor, tendo angariado, até agora, mais de 107 mil libras (135 mil euros).

Sugerir correcção
Comentar