Já imaginaste o CR7 num mosaico de azulejos?

Charis Tsevis não só imaginou, como executou. Para o “designer” grego, o futebolista “não é apenas um excelente atleta”, mas uma “combinação única”

Charis Tsevis
Fotogaleria
Charis Tsevis
Charis Tsevis
Fotogaleria
Charis Tsevis

Cristiano Ronaldo é novamente candidato à Bola de Ouro da FIFA, mas não foi por isso que Charis Tsevis o escolheu. O “designer” grego criou uma série de ilustrações do jogador português em mosaico, através da combinação digital de azulejos.

“Cristiano Ronaldo: O orgulho de Portugal” é o nome do projecto. Steve Jobs e Barack Obama são algumas das personalidades que Charis já retratou em mosaicos através da combinação de ícones e símbolos digitais. Agora, o “designer” de 47 anos decidiu fazer um tributo ao CR7, com ilustrações do futebolista combinando várias imagens de azulejos. “Eu trabalho com técnicas digitais e analógicas. Em primeiro lugar, estudo a forma de cada composição e, em seguida, desenvolvo as diferentes partes da composição digital. Eu desenvolvi as minhas próprias técnicas e ferramentas para isso: várias macros e scripts para unir as fotos num mosaico”, explicou ao P3.

Mosaicos: “Uma paixão de longa data”

Charis nasceu em Atenas e é lá que se tem dedicado ao estudo dos mosaicos há “várias décadas”. “A ideia de mosaico é tão poderosa, porque é a prova da regra da psicologia Gestalt de que “o todo é maior do que a soma das partes”, considera.

A “paixão de longa data” pelos mosaicos levou-o a tomar contacto com os azulejos. Depois surgiu a ideia: “experimentar algumas obras que misturem arte digital com essa grande tradição”, conta Charis. Apesar de estudar os mosaicos há muito tempo, com os azulejos portugueses está apenas no início, mas pretende dedicar-se a esta tradição “por muito tempo”.

Embora tenha sido utilizado “em civilizações antigas como a grega, a romana, a árabe”, o “designer” realça que, para a cultura portuguesa, “o azulejo não é apenas uma forma de arte, é parte da identidade”.

“Ronaldo não é apenas um excelente atleta”

“Apenas um mês”. Foi o tempo que Charis dedicou a este projecto em que homenageia Cristiano Ronaldo. “Estranhamente para alguém como eu, que dedica tanto tempo no trabalho com imagens de desportos, eu não sou um grande fã de desporto. Gosto, mas não sou a pessoa que vai ao estádio ou é louca por uma equipa ou um atleta. O meu interesse é mais sobre as histórias do que pelo próprio desporto”, explica.

E a escolha de CR7 foi precisamente por causa sua história e popularidade. “Há tanta coisa a dizer sobre ele. É uma das figuras mais interessantes do desporto contemporâneo e não só no desporto. Ronaldo não é apenas um excelente atleta. Para mim, os campeões de hoje, como Ronaldo, são uma combinação única: um trabalhador, um artista, um actor ou performer, um empresário, uma estrela “pop”. Ronaldo é excelente em todos esses papéis”, observa.

Mas Charis não fica por aqui. A “expressividade” e a “beleza” do futebolista também são destacadas pelo “designer”: “Ele não esconde os seus sentimentos. Pelo contrário, ele não evita controvérsias. Por último, mas não menos importante, Ronaldo é bonito. Acredito na beleza de muitas maneiras diferentes”.

E quais serão os próximos escolhidos? A resposta ainda está em aberto. “Na verdade tenho tantos heróis e tantas pessoas que admiro. Eu adoraria trabalhar para muitas outras figuras. Mas preciso de tempo para conhecê-los e estudar a sua vida”, esclarece.

No entanto, Charis avança com uma outra figura portuguesa que gostaria de retratar: Fernando Santos, actual treinador da Selecção Portuguesa de Futebol e ex-treinador da selecção grega. “Ele esteve aqui durante os anos difíceis da recessão. E quero acreditar que ele é como uma ponte entre os dois países, Grécia e Portugal. Temos muito em comum. Cultura, mar, tradição naval, a paixão pela exploração, um passado rico... mas também a pobreza, os problemas sociais e os novos desafios”, explica.

Sugerir correcção
Comentar