Future Ideas tem 1000 euros para as melhores teses académicas

Concurso internacional quer saber quais as melhores ideias para o futuro que ficaram no papel. Até 31 de Março de 2015 é possível submeter teses de licenciatura, mestrado ou doutoramento. Há 6000 euros para distribuir pelos vencedores

“O que acontece quando terminas a tua tese? Normalmente acaba numa gaveta”, começa o vídeo de apresentação do concurso da Future Ideas, que quer dar um outro fim a estes trabalhos académicos. O objectivo é fazer a ponte entre as teses, a vida académica e o mundo empresarial — e há 6000 euros para distribuir pelos vencedores.

A “Worldwide Academic Competition” aceita candidaturas online até 31 de Março de 2015. O concurso é aberto a qualquer pessoa, sem restrições de nacionalidade, idade ou instituição, e os trabalhos podem ser entregues em qualquer língua. No entanto, o processo de candidatura na plataforma deve ser realizado em inglês.

Esta edição está subordinada a seis temas de futuro: negócios, comunidade, saúde, design, sustentabilidade e tecnologia. Os trabalhos devem relacionar-se, de alguma forma, com um dos tópicos acima referidos. Para cada uma das seis categorias são escolhidos três vencedores, mas só quem ficar em primeiro lugar tem direito a um prémio monetário (1000 euros para as seis melhores teses). Os segundo e terceiro lugares recebem apoio empresarial para desenvolvimento das suas ideias, bem como promoção na plataforma da competição. 

A Future Ideas é uma organização não-lucrativa baseada em Amesterdão, na Holanda, com a missão de acentuar a utilização de conhecimento académico e possibilitar aos investigadores darem visibilidade às suas ideias.

As últimas edições da “Worldwide Academic Competion” contaram com vencedores portugueses. Em 2014, André Santiago e Cristina Rodrigues ficaram, respectivamente, em segundo e terceiro lugar. Já em 2013, Ricardo Moreira recebeu um prémio fora da competição com a sua tese sobre o desenvolvimento de uma válvula mitral para o coração.

Os nomes dos 18 vencedores são anunciados a 22 de Maio de 2015.

Notícia actualizada às 11h09 de 11 de Dezembro de 2014: as datas do prazo de submissão de candidaturas e de anúncio dos vencedores foram alteradas.

Sugerir correcção
Comentar