O Super Mario, os judeus e a nova polémica de Balotelli

Post do jogador no Instagram está a ser investigado pela federação inglesa.

Foto
Mario Balotelli GLYN KIRK/AFP

São cada vez mais difíceis de contar as polémicas em que o internacional italiano Mario Balotelli é protagonista. Uma vezes como vilão, outras como vítima (de racismo), o jogador do Liverpool está agora, outra vez, no centro das atenções por causa de uma imagem publicada no Instragram, que lhe valeu acusações de racismo.

Balotelli publicou no Instagram uma imagem intitulada “Não sejas racista”, ilustrada com a personagem Super Mario, da Nintendo. O “meme” incluía ainda a frase “Sê como o Super Mario. É um canalizador italiano, criado por um japonês, que fala inglês e parece um mexicano” e terminava com as palavras que deram azo à polémica: “salta como um negro e arrebanha moedas como um judeu.”

A referência aos judeus valeu críticas imediatas a Balotelli e a Federação Inglesa de Futebol abriu uma investigação. Um porta-voz daquele organismo disse ao diário britânico Guardian que avalia sempre se um indivíduo “traz descrédito ao jogo ao fazer comentários que incluem referências a origens étnicas, de cor ou raça”.

Inicialmente, Balotelli reagiu mal às críticas, publicando um post no Twitter: “A minha mãe é judia, por isso calem-se todos por favor”, escreveu o jogador italiano, numa referência à sua mãe adoptiva.
 
Mas, num segundo momento, recuou. “Peço desculpa se ofendi alguém. O post era para ser anti-racista e com humor. Agora percebo que fora do contexto possa ter o efeito contrário", escreveu o jogador.

“Nem todos os mexicanos têm bigode, nem todos os negros saltam alto e nem todos os judeus adoram dinheiro. Usei um cartoon feito por outra pessoa porque era o Super Mario e pensei que era engraçado e inofensivo. Peço desculpa outra vez.”
 

Sugerir correcção
Ler 5 comentários