Eurodeputado eleito presidente do MPT

José Inácio Faria ocupa lugar que esteve para ser de Marinho e Pinto.

O eurodeputado José Inácio Faria foi eleito presidente do Movimento Partido da Terra (MPT), substituindo assim John Rosas Baker à frente dos destinos do partido.

Em comunicado, o partido revela que a eleição decorreu durante o dia de sábado, no decorrer do IX Congresso do MPT, no qual foi eleito não só um novo presidente, como também uma nova Comissão Política e Conselho Nacional. José Inácio Faria ocupa assim a presidência do MPT depois de John Rosas Baker, sendo atualmente deputado no Parlamento Europeu, cargo para o qual foi eleito juntamente com o antigo bastonário da Ordem dos Advogados Marinho e Pinto nas eleições europeias deste ano.

A eleição de Faria acontece meses depois de Marinho e Pinto, que concorreu por este partido às eleições europeias, ter fechado a porta à liderança deste partido. O ex-bastonário da Ordem dos Advogados optou por criar um partido.

No comunicado, o MPT diz também que o IX Congresso do partido contou com mais de 200 participantes, bem como com o presidente do Partido Político Europeu ALDE, ao qual o MPT formalizou a adesão, e representantes do PS, PSD, CDS, Partido Popular Monárquico (PPM) e do Partido pelos Animais e pela Natureza (PAN).

Por outro lado, o partido adianta que o congresso marcou o lançamento de objetivos estratégicos a curto e médio prazo para a consolidação da presença do partido a nível nacional e local.

Diz ainda que a eleição de deputados para a Assembleia da República nas próximas legislativas e a eleição de mais deputados para o Governo Regional da Madeira em 2015 “são os grandes objetivos políticos imediatos para o MPT).