Skate de cortiça portuguesa venceu prémio de inovação

“Excluindo a questão ambiental, o skate distingue-se também por um excelente desempenho em termos de vibração, de suavidade e de maior resistência ao impacto”, explicou ao P3 a Corticeira Amorim

Foto
DR

Um skate de cortiça desenvolvido pelo produtor australiano Lavander/Archer Cork Skateboards (com o apoio da Corticeira Amorim) foi distinguido com o prémio JEC Innovation Award. A ideia surgiu da necessidade de reduzir a vibração dos habituais skates de madeira. “Esta foi a primeira vez que trabalhámos nesta área e a ideia surgiu da possibilidade de se recorrer à solução "corecork", tirando partido das suas características técnicas e das suas credenciais ambientais”, expôs Carlos de Jesus, director de comunicação e marketing da Corticeira Amorim.

Este skate, vencedor na categoria de "Sustentabilidade", tem a cortiça como principal material, mais concretamente a solução "corecork", cortiça no seu estado natural como matéria prima. “Excluindo a questão ambiental, o skate distingue-se também por um excelente desempenho em termos de vibração, de suavidade e de maior resistência ao impacto”.

A cerimónia de entrega do prémio foi feita no espaço público da SUNTEC (Centro de Exposições de Singapura),na JEC Asia, uma feira internacional dedicada aos materiais compósitos. Nesta cerimónia estiveram presentes autoridades locais, representantes de embaixadas, vários líderes de empresas ligadas à indústria dos compósitos, entre outras entidades.

“Dado o papel-chave da cortiça na melhoria do desempenho do skate, é nossa expectativa que o prémio funcione como uma alavanca para um conhecimento mais efectivo do potencial deste material natural para este tipo de desportos”.

Este produto foi recentemente lançado no mercado, mas apesar disso as críticas têm-se revelado “favoráveis”. O novo skate de cortiça foi já submetido a vários testes de mercado, por vários produtores de skates profissionais, que se mostraram "surpreendidos" com o seu desempenho, não só pelas características inovadoras, mas também pelo seu desempenho técnico.

A cortiça já era um material utilizado para materiais desportivos, tais como bolas de hóquei, críquete, basebol, softbol, raquetes de ténis de mesa, volantes de badminton, entre outros. Além deste skate, a Corticeira Amorim recentemente anunciou uma parceria com a Mercedes-Benz e a Polen Surfboards que visa o desenvolvimento de uma prancha de cortiça para o surfista Garrett McNamara. Há cerca de dois anos decorreu uma parceria com a Reebok Crossfits para a instalação de pisos de aglomerado de cortiça com borracha reciclada em toda a sua cadeia de ginásios.

Sugerir correcção
Comentar