All Blacks e Wallabies com testes de alto risco

Último fim-de-semana da janela de Novembro para a tradicional visita das equipas do Hemisfério Sul à Europa

Foto
DR

Alguns grandes jogos em perspectiva vão realizar-se neste fim-de-semana, logo à cabeça com o País de Gales a receber no Millenium Stadium os All Blacks, mas sem nunca podermos desviar as nossas atenções de jogos que se espera que sejam muito interessantes, como a recepção da Irlanda à Austrália, ou de França à Argentina.

Fiji-Estados Unidos

Jogo interessante, que terá lugar em França, entre duas equipas que vêm de duas derrotas, e que querem fazer valer as grandes viagens a que foram sujeitas. Destaque nos Eagles para o regresso ao XV do seu capitão, o asa Todd Cleaver, que pode transmitir a confiança e a garra que os Estados Unidos precisam para se fazer valer diante de uns Flying Fijians sempre prontos a espalhar o seu perfume pelos campos.

Foto

Inglaterra-Samoa

Foto

Curioso ver o XV escalado pelo seleccionador inglês para este jogo, onde podemos ver, além de tudo o resto, uma 3.ª linha (James Haskell, Chris Robshaw e Ben Morgan) e um par de médios (Ben Youngs e George Ford) de primeiríssima qualidade, para um duelo que se poderia considerar mais acessível e ideal para garantir a jogadores menos rodados alguns minutos de Rosa ao peito. Partida que se prevê de grande intensidade, com placagens duras por parte dos samoanos, a desafiarem os limites da resistência dos ingleses, devendo a vitória no fim sorrir à equipa de Sua Majestade.

Foto

Escócia-Tonga

Será deveras interessante ver a reacção dos escoceses após a sua derrota tangente com os All Blacks no passado fim-de-semana, onde demonstraram que favoritos apenas os há no papel, e que mesmo os melhores do mundo não podem adormecer. Perspectiva-se um jogo disputado, devendo a Escócia fazer valer a sua maior experiência sobre os ilhéus.

Itália-África do Sul

Duas equipas em fases totalmente diferentes de evolução: De um lado encontramos uma Itália que na passada jornada perdeu de forma tangencial frente à Argentina, e que anteriormente derrotara a Samoa; do outro encontramos uma África do Sul que na sequência da derrota com a Irlanda no primeiro fim-de-semana se redimiu e venceu a Inglaterra no último jogo. Interessante a continuidade da dupla de médios dos Sharks, Cobus Reinach e Pat Lambie, assim como a presença no banco do candidato a Jogador do Ano pela World Rugby: Willie Le Roux.

Irlanda-Austrália

A grande surpresa desta janela internacional, a Irlanda, recebe os Wallabies depois de um jogo onde deu na primeira parte demasiadas facilidades a uma Geórgia que se apresentou muito física e, talvez, demasiado disposta a jogar do que esperariam os Irlandeses. A recuperar muito bem do trauma pós-Brian O’Driscoll (que equipa não o sofreria?), esta formação irlandesa faz-se valer de um colectivo muito forte, que aliado à experiência de jogadores como Jonathan Sexton ou os eternos Paul O’Connell e Rory Best imprimem à equipa. Do outro lado, encontramos uma Austrália derrotada na passada semana no Stade de France, que irá tentar contrariar a boa série de resultados conseguidos pelos irlandeses. Para isso, os Wallabies irão contar com Ashley-Cooper e, acima de tudo, com a inspiração de Israel Folau, contando no banco com nomes como Kurtney Beale, Quaid Cooper ou Will Genia, prontos para saltar para campo e resolver a partida a qualquer momento. Teremos pela frente um dos grandes jogos da jornada, um autêntico duelo de 1X2 a não perder.

País de Gales-Nova Zelândia

Depois de duas partidas menos bem conseguidas por parte dos homens de Gales, é a vez de enfrentarem os All Blacks num desafio que pode ditar a sua preparação para o mundial do próximo ano. Sim, porque aos galeses não falta vontade transcendente de se ultrapassarem contra adversários teoricamente superiores e de mostrarem a fibra. Do lado dos neozelandeses, o abanão levado no passado fim-de-semana em Edimburgo levou o treinador a escalar uma equipa que lhe dará as maiores garantias, e que possa levar os campeões do mundo a fecharem esta janela da mesma forma que a abriram: 100% vitoriosos. Destaque para a inclusão no XV All Black de Beauden Barrett como médio de abertura, e a exclusão dos 23 de Dan Carter e Aaron Cruden, considerados por muitos como os melhores nº10 da actualidade, assim como para a presença, esperada, no XV de dois candidatos a Jogador do Ano World Rugby: Brodie Retallick e o mortífero Julian Savea.

França-Argentina

Depois de uma derrota algo inesperada, pelo menos pelo número de pontos do jogo, contra a Escócia, os comandados por Daniel Hourcade retomaram à “normalidade” ao vencerem a Itália. Desta vez, o teste aos Pumas é mais sério e não permite dar azo a falhas, pois Les Bleus querem manter o seu ciclo vitorioso, e fechar o Outono com mais uma vitória. Partida equilibrada, entre uma França sempre forte, mas sem a sua nova coqueluche: o jovem Teddy Thomas (quatro ensaios em dois jogos) foi excluido depois de na quarta-feira chegar uma hora atrasado ao local de estágio. A Argentina, consistente e em forte crescimento depois da sua primeira vitória no Rugby Championship neste ano, terá um bom teste às duas actuais capacidades.

Sugerir correcção
Comentar