Iluminações de Natal são ligadas em Lisboa no dia 28

Despesa total prevista pela Câmara de Lisboa com as iluminações é de 319 mil euros.Na festa de fim de ano serão gasrtos 264 mil euros.

As iluminações de Natal em Lisboa vão custar "cerca de 300 mil euros" ao município e serão ligadas a 28 de Novembro, disse esta terça-feira à agência Lusa o vereador das Estruturas de Proximidade.

 

Segundo Duarte Cordeiro, este valor é semelhante ao do ano passado e será transferido para a União de Associações do Comércio e Serviços (UACS) para assegurar as iluminações natalícias na cidade, na sequência de um protocolo celebrado entre o município e esta entidade.

Na reunião camarária de 22 de Outubro, o executivo municipal aprovou (com abstenção do PCP) a nona alteração orçamental deste ano, com um reforço de 19 mil euros para as iluminações de Natal, que tinham um valor previsto de 300 mil euros e passaram assim para um total de 319 mil euros.

Em 2012, a Câmara gastou 250 mil euros com estas iluminações, valor superior em 100 mil euros ao do ano anterior. Em 2011, a autarquia trocou as típicas luzes da época por obras de arte que assinalaram a quadra em diferentes pontos da cidade, num investimento de 150 mil euros, inferior em 700 mil euros ao que tinha sido gasto em iluminação em 2010.

Este ano, os locais com iluminações serão "os habituais - a avenida principal da cidade, a Avenida da Liberdade, e as zonas da Baixa", incluindo o Chiado, o Rossio e o Terreiro do Paço, especificou Duarte Cordeiro, que falava à margem da apresentação do projecto de sensibilização do município para uma correcta deposição do lixo.

No Terreiro do Paço haverá, tal como no ano passado, uma árvore de Natal. A Câmara está ainda a "trabalhar em novidades", nomeadamente no Parque Eduardo VII, acrescentou o também responsável pela Higiene Urbana, sem revelar de que se trata. Confirmadas estão animações no Rossio, assim como video mapping (projecções de vídeo) e um concerto de Ano Novo no Terreiro do Paço.

As luzes vão estar acesas até ao Dia de Reis, 06 de Janeiro. Na reunião de 22 de Outubro foi ainda aprovado um reforço de 63,7 mil euros para a festa de fim de ano do município, cujo valor inicial era 200 mil euros, perfazendo agora um total de 263,7 mil euros.     

<_o3a_p>

Sugerir correcção
Comentar