O Palácio Loredan foi o local escolhido para receber João Louro na Bienal de Veneza

Palácio quinhentista vai ser a base da representação oficial portuguesa na Bienal de Veneza.

Foto
João Louro vai representar Portugal na Bienal de Veneza Miguel Manso

Um histórico palácio veneziano que data do século XVI vai ser a base de João Louro, o artista plástico escolhido para representar Portugal na 56.ª Exposição Internacional de Arte — Bienal de Veneza, anunciou ontem a Secretaria de Estado da Cultura.

João Louro já pode, assim, começar a preparar o projecto que vai apresentar. Quando há duas semanas o seu nome foi anunciado, o artista disse ao PÚBLICO não se querer “precipitar com muitas ideias”, explicando que apenas decidiria o tipo de trabalho a produzir quando soubesse o espaço onde iria ficar. María de Corral, ex-directora do Museu Rainha Sofia, em Madrid, é a comissária do projecto.

O local escolhido é o Palácio Loredan, mesmo no centro de Veneza, junto ao Campo Santo Stefano e ao rio S.Vidal. O edifício, que é hoje a sede do Instituto Veneziano de Ciências, Letras e Artes foi comprado pela família Loredan em 1536, que o remodelou, adaptando-o ao estilo renascentista (originalmente era gótico).

Foi a residência do Doge Francesco Loredan, que ocupou este cargo de líder máximo da República de Veneza entre 1752 e 1762, ano da sua morte. No edifício ainda é possível observar vários elementos relativos a este período do Século XVIII, nomeadamente frescos de Giuseppe Angeli e painéis de Francesco Zanchi. Desde 1891 é a sede do instituto, depois de ter sido residência de governadores franceses e austríacos.

A Bienal de Veneza acontece entre 9 de Maio e 22 de Novembro de 2015 sob o tema All the World´s Futures.O orçamento disponível para a participação portuguesa ainda não foi revelado. Aquando do anúncio de que João Louro seria o representante português, Samuel Rego, director-geral das Artes, explicou ao PÚBLICO que o montante ainda não se encontrava fixado, estando dependente da contribuição da Fundação EDP, que “terá um papel muito relevante, sobretudo no apoio ao desenvolvimento artístico do projecto”.

Sugerir correcção
Comentar