WeBlogYou, um manual de instruções para design não banal

Há dois anos, O Fred e a Raquel despediram-se dos seus empregos e criaram o We Blog You. Hoje, os dois jovens designers são felizes no trabalho, que lhes permite sonhar

Foto
DR

O Fred estudou Design em Tomar, a Raquel em Aveiro. Depois de uma temporada em Istambul e Barcelona, respectivamente, encontraram-se no Porto, onde trabalharam numa empresa de design de comunicação, ao mesmo tempo que seguiam blogues (maioritariamente internacionais) sonhando um dia criar o seu.

Por não serem felizes onde trabalhavam, despediram-se. E com a falta de um emprego melhor, surgiu a ideia de se lançarem por conta própria, organizando workshops sobre design, fotografia e gestão de conteúdos em blogues. “A maioria dos blogues portugueses não tinha cuidado com a forma do blogue. Ainda que o conteúdo seja interessante, se a forma não o é, ficamos sem vontade de o ler”, explica Fred ao P3, consciente de que no estrangeiro a importância do "blog design" está a crescer, já que é cada vez mais comum contratar-se designers para criação de blogues.

O WeBlogYou surgiu assim, com um primeiro workshop que teve impacto positivo e cujo programa — agora mais organizado — se mantém até hoje com a duração de dois dias, dividido entre parte teórica e prática.

Foto

Levar o Design a não designers

Conscientes de que em Portugal o design de comunicação não é algo muito falado, os criadores do WeBlogYou procuram levar “a base do design” a pessoas sem formação nesta área, justificando que há coisas básicas que todos devem saber, por fazer parte da cultura visual.

“A nossa ideia é um bocado megalómana, a de conseguir que as pessoas se preocupassem mais com o que é bonito”, admitem. De facto, esta é uma ideia que se vem cultivando em Portugal, principalmente nos dias de hoje: não só pessoais, mas também empresas vêem o blogue como um veículo de comunicação eficaz e directo a adoptar numa fase que, à partida, é de crise.

Raquel conta ao P3 que esta foi a fase ideal para a criação do WeBlogYou já que muitas pessoas começaram com os seus projectos de start-ups ou micro-empresas. “Estas pessoas não têm dinheiro para pagar uma comunicação grande, um site complexo e uma equipa para gerir as redes sociais. Têm de ser eles próprios a fazer um pouco de tudo, e ter um blogue é isso mesmo: é saber escrever, editar, fotografar, tratar do público e às vezes desenhar, até!”

Sem custos complexos e de manutenção fácil, o blogue surge como ferramenta ideal para pequenos negócios que têm hoje outra preocupação para com a plataforma. “As pessoas procuram-nos porque percebem que precisam de melhorar o blogue para manter leitores: preocupam-se com o conforto do leitor, o que antes não víamos acontecer”.

A procura pelo WeBlogYou cresceu após os workshops ganharem alguma dimensão. “Pediam-nos trabalho e nós enquanto designers não podíamos recusar. Hoje temos imensos contactos e trabalhamos mais de oito horas por dia como designers”, contam ao P3, orgulhosos por terem clientes que reconhecem o seu trabalho. Apesar de crescerem e serem um projecto sério, os criadores deste blogue garantem que o seu projecto será exactamente o que ambos pretendem: um espaço informal. Os workshops são dados nas suas salas, permitindo uma aproximação entre designers e participantes, que convivem como amigos num ambiente descontraído.

“O nosso querido Porto”

Raquel e Fred não negam que a cidade influenciou a criação do WeBlogYou. Com o plano inicial de permanecer apenas um ano no Porto, acabaram por ficar, admitindo nunca ter estado tão em casa como agora. “É uma comunidade aberta, comparada com outras cidades. O Porto quer cooperar, quer criar, e isso nota-se e dá-nos ânimo. Trabalhamos em casa, e quando quisermos vamos trabalhar para um café. Se a cidade não fosse como é, não teríamos essa possibilidade”.

Ainda assim, querem chegar a outras zonas do país, pelo que estão a trabalhar na realização de workshops online. “É algo complexo que demora a ser feito, pois é mais do que depositar conteúdos: queremos que envolva as pessoas, por isso vai haver fóruns, actividades e vídeos. Estamos confiantes de que vai correr bem, assim poderemos chegar a muita mais gente!”, contam ao P3.

Outro projecto recente que o crescimento do WeBlogYou permitiu foi a loja online, onde são vendidos variados artigos que por usarem e gostarem, quiseram reunir num mesmo espaço que facilite a sua compra, bem como produtos feitos por amigos. “O WeBlogYou é uma coisa tão boa e será ainda melhor se formos mais, por isso queremos envolver mais pessoas”.