Revelados os candidatos a Jogador do Ano

Dois neozelandeses, dois sul-africanos e um irlandês são os potenciais vencedores do IRB World Rugby Player of the Year Award

Brodie Retallick e Julian Savea (Nova Zelândia), Willie le Roux e Duane Vermeulen (África do Sul) e Jonathan Sexton (Irlanda). Um destes será o sucessor de Kieran Read como vencedor do prémio de IRB World Rugby Player of the Year.

Ao contrário do que aconteceu em anos anteriores, o vencedor do prémio de 2014 não parece ter um claro favorito. Brodie Retallick, de 23 anos, tem formado com Sam Whitelock nos All Blacks uma segunda-linha de luxo, destacando-se pela sua enorme capacidade física. O outro avançado entre os escolhidos é Duane Vermeulen. Igualmente muito poderoso fisicamente, o terceira-linha dos Springboks, de 28 anos, tem assumido nos últimos tempos um papel de destaque na selecção sul-africana.

Os restantes eleitos jogam nas linhas-atrasadas. O abertura irlandês Jonathan Sexton é o mais velho (29 anos) e o único europeu na lista. Já vestiu por 49 vezes a camisola da selecção da Irlanda. Ponta ou defesa, Willie le Roux é já um indiscutível nos Springboks. Com 25 anos, distingue-se pela inteligência como joga e marcou sete ensaios em 22 jogos pela África do Sul.

Para o fim fica aquele que parece melhor colocado para vencer. Comparado algumas vezes a Jonah Lomu, Julian Savea venceu o IRB Junior Player of the Year em 2010 e ano após ano continua a impressionar pela sua capacidade técnica e atlética. Savea, de 24 anos, já marcou 10 ensaios pelos All Blacks só este ano.

Sugerir correcção
Comentar