Editora portuguesa publica antologia de BD nacional para mercado estrangeiro

A apresentação de "Crumbs" acontece no âmbito do festival Amadora BD, a 9 de Novembro. Na antologia nacional participam 17 autores, com 12 histórias escritas em inglês

Foto
Pormenor da capa de Crumbs, a editar pela Kingpin Books durante o mês de Novembro

"Crumbs" é o título de uma antologia de banda desenhada portuguesa, com 12 histórias escritas em inglês, publicada este mês a pensar no mercado estrangeiro, disse à agência Lusa o editor Mário Freitas. "É uma montra de nova banda desenhada portuguesa" e as 12 histórias revelam uma grande "diversidade de estilos", explicou Mário Freitas, fundador da editora Kingpin Books, que publica a obra.

"Crumbs" será apresentado no domingo, 9 de Novembro, no festival AmadoraBD, e lançado oficialmente nos dias 15 e 16, no festival de banda desenhada Thought Bubble, em Leeds, Reino Unido, onde a Kingpin estará presente.

Na antologia participam 17 autores portugueses, entre os quais Osvaldo Medina (desenho), Joana Afonso (desenho e argumento), David Soares (argumento), André Caetano (desenho), Francisco Sousa Lobo (desenho e argumento), Ricardo Venâncio (desenho) e André Oliveira (desenho). Esta edição, explicou Mário Freitas, tem como meta sobretudo o mercado estrangeiro, com a antologia a ser distribuída "por várias lojas da Europa", chamando a atenção para a banda desenhada nacional.

"Crumbs" é o sétimo livro editado este ano pela Kingpin Books, editora independente portuguesa fundada em 2006, que conta com um catálogo com cerca de vinte títulos, sobretudo de autores portugueses, aos quais se juntam algumas obras traduzidas.

"Contamos sobretudo histórias. Não temos interesse em editar livros para o umbigo dos autores, nem para nichos de nichos, nem arte bruta. São histórias para o público ler", descreveu Mário Freitas.

"O baile", com desenho de Joana Afonso e argumento de Nuno Duarte, é o título que regista maior sucesso no catálogo da Kingpin, com cerca de 900 exemplares vendidos e duas edições esgotadas. A terceira sairá em 2015. Entre as várias distinções conquistadas, "O baile" foi considerado em 2013 o melhor álbum português pelos Prémios Profissionais de Banda Desenhada e pelo festival AmadoraBD.

Este ano, a Kingpin Books editou os livros "Hawk", de André Oliveira e Osvaldo Medina, "Franco: Caos e Ordem", de Fernando Dordio e Osvaldo Medina, "Sepulturas dos Pais", de David Soares e André Coelho, e "Safe Place", de André Pereira — outro dos títulos publicados em inglês e premiado este ano no AmadoraBD.

A estes juntam-se as traduções de "As serpentes da água", do autor mexicano Tony Sandoval, também premiado no AmadoraBD 2014, e "Eu mato gigantes", de Joe Kelly e J. M. Ken Niimura (que estará no domingo no festival na Amadora).

Sugerir correcção
Comentar