Comunidade portuguesa em Timor-Leste está “tranquila”

Entre os portugueses em funções públicas existe o receio de que a saída pode acontecer.

Foto
Na capital Díli “não se nota nenhuma animosidade em relação aos portugueses” Miguel Madeira

Um empresário português a trabalhar em Díli afirmou ontem ao PÚBLICO que a situação “é tranquila” entre a comunidade lusa em Timor-Leste. “Não se nota nenhuma animosidade dos timorenses ?em relação aos portugueses. ?Os próprios timorenses vêem esta expulsão de magistrados como um episódio político”, afirmou o empresário que opera em Díli na área do comércio e que pediu o anonimato.

O cidadão português ?diz que “não há qualquer receio” por parte da comunidade lusa em Timor-Leste de surgir algum mau estar em relação aos portugueses, embora acrescente que é prudente seguir as regras que a embaixada portuguesa na capital de Timor habitualmente recomenda, nomeadamente “não participar em actividades políticas ou discutir política local”.

Na noite de terça-feira ?em Timor-Leste um grupo de portugueses que trabalham em variadas áreas reuniu-se num jantar para discutir a situação no país após a polémica com a expulsão dos magistrados portugueses.

Em relação à situação laboral dos portugueses em Díli, ?os que trabalham para empresas privadas manifestaram-se “absolutamente tranquilos”, enquanto os funcionários públicos lusos destacados em Timor, nomeadamente professores e consultores, sentem que “a sua saída do país pode estar iminente”. 

Sugerir correcção
Ler 2 comentários