Há um novo projecto na cena artística portuguesa: uma plataforma para residências imateriais

Chama-se raum: residências artísticas online e já começou a alojar o trabalho de artistas e estruturas de criação e programação: o próximo é o Museu Berardo.

Foto
Já é possível apreciar as residências do Centro de Estudos Multidisciplinares Ernesto de Sousa

Há um novo projecto na cena artística portuguesa e chama-se raum: residências artísticas online. Trata-se de um plataforma digital, concebida pela associação Terceiro Direito e dirigida por Sandra Vieira Jürgens, que aloja e promove artistas e estruturas de criação e programação. As áreas contempladas incluem a fotografias, as artes visuais, o cinema, a arquitectura, o design, a música e artes sonoras. Quanto às estruturas, podem tomar a forma de unidades de investigação universitária, projectos editoriais, museus, escolas de artes e projectos independentes. E o seu fim é muito claro: convidar um artista ou um colectivo a pensarem num projecto criativo, especificamente, para o suporte digital.

Concluída cada residência, os resultados são colocados on-line de 15 em 15 dias. Neste momento, já é possível apreciar as residências do Centro de Estudos Multidisciplinares Ernesto de Sousa (com imagens do respectivo arquivo digital), do Atelier de Lisboa (com fotografias de Miguel Rodrigues e a curadoria de Bruno Pelletier Sequeira) e do Centro de Investigação em Arte e Comunicação da Universidade do Algarve (com um trabalho de Pedro Cabral Santo). A próxima, realizada em parceria com o Museu Berardo, será revelada na próxima quarta-feira, dia 12; até 14 de Abril de 2015, estão previstas mais nove residências. Divulguem-se os organizadores: Doc's Kingdom, revista ARQ./A, Departamento de Artes Visuais e Design da Universidade de Évora/Escola de Artes, Instituto de Investigação em Arte Design e Sociedade/Faculdade de Belas-Artes da Universidade do Porto, CRIM Produções, A Montra, Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa, Museu do Chiado e, por fim, a própria Terceiro Direito.

Sugerir correcção
Comentar