Jason Redmond/Reuters
Foto
Jason Redmond/Reuters

Curso de jornalismo móvel online abre inscrições gratuitas

O "Knight Center for Journalism in the Americas", da Universidade do Texas, abriu inscrições para um curso online gratuito de "Introdução ao Jornalismo Móvel", que habilita ainda os participantes a uma bolsa de viagem aos EUA

Instruir sobre o impacto dos smartphones, tablets e outros dispositivos móveis no jornalismo. É esse o objetivo do curso online gratuito de "Introdução ao Jornalismo Móvel", promovido pelo "Knight Center for Journalism in the Americas", da Universidade do Texas, nos EUA, que já tem inscrições abertas.

Visto tratar-se de um Massive Open Online Course (MOOC) — e apesar de estar activo durante um período de tempo definido (10 de Novembro a 7 de Dezembro) —, quem estiver interessado em inscrever-se pode fazer o curso quando mais disponibilidade tiver, desde que isso seja dentro do espaço de tempo referido entre parêntesis.

Com o material dividido em quatro módulos semanais, o aluno "pode ver os vídeos e as apresentações PowerPoint, ler os textos e participar dos fóruns de discussão nos dias e nas horas que lhe sejam mais convenientes", explica Rosental Alves, director do Knight Center, sobre o curso que será leccionado por Will Sullivan, director de "mobile" da Broadcasting Board of Governors, e Lorena Tárcia, coordenadora do laboratório de Convergência de Média do Centro Universitário de Belo Horizonte.

A participação neste MOOC habilita ainda os integrantes do mesmo a uma bolsa de viagem aos EUA, para estarem em duas conferências sobre jornalismo digital, em Abril de 2015. Apesar de o curso ser gratuito, no final, o certificado de participação (que é facultativo) tem um custo de 30 dólares (cerca de 24 euros).