“Cachalote”, BD brasileira , editada em Portugal

O livro de Daniel Galera e Rafael Coutinho, editado no Brasil em 2010, reúne cinco histórias, protagonizadas por personagens em busca de um sentido da vida

Fotogaleria
DR
Fotogaleria
DR

A banda desenhada “Cachalote”, do escritor Daniel Galera e do artista plástico Rafael Coutinho, ambos brasileiros, é editada esta semana em Portugal pela editora independente Polvo. O livro, editado no Brasil em 2010, assinala a estreia do escritor Daniel Galera na banda desenhada, depois de ter publicado romances como “Mãos de Cavalo” e “Cordilheira”.

“Cachalote” reúne cinco histórias, protagonizadas por personagens em busca de um sentido da vida, que lidam com angústias, frustrações e dilemas pessoais, e que tentam superar acontecimentos que as abalaram. As histórias são narradas de forma intercalada, sem qualquer separação nem diferenciação gráfica, mas nunca se cruzam nem terminam num final comum.

A abrir e a fechar o livro há ainda uma narrativa, sem palavras e mais enigmática e irrealista, protagonizada por uma idosa, grávida, que encontra um cachalote ao mergulhar numa piscina. As cinco histórias "transitam constantemente entre o realista e o fantástico, o dramático e o cómico" — refere a editora —, como a de um célebre actor chinês incriminado pelo suicídio de um colega, a de um escritor deprimido, que mantém uma amizade com a ex-mulher, e a de um escultor convidado para um filme sobre a própria vida.

“Cachalote”, todo composto com traço a preto e branco, é também a primeira novela gráfica do autor brasileiro Rafael Coutinho, depois de ter participado nas antologias "Bang Bang" e "Irmãos Grimm". Filho do cartunista brasileiro Laerte, Rafael Coutinho (São Paulo, 1980) é formado em artes, trabalhou em animação, é argumentista, artista plástico e integra o colectivo Narval Comix, tendo participado em "Muchacha", do pai, e publicado a série "Beijo adolescente".

Depois de "Cachalote", Daniel Galera (São Paulo, 1979) publicou o romance "Barba ensopada de sangue" (2012), Prémio São Paulo de Literatura 2013. Algumas páginas de "Cachalote" integram a exposição central do festival AmadoraBD2014, intitulada "Galáxia XXI — o futuro da banda desenhada é agora", que ficará patente até 9 de Novembro no Fórum Luís de Camões.

Rafael Coutinho esteve pela primeira vez em Portugal no fim-de-semana passado, para a apresentação de "Cachalote" e para sessões de autógrafos desenhados no AmadoraBD.

Sugerir correcção
Comentar